Palco do futebol do Amazonas até o surgimento do Vivaldão nos anos 1960, o Parque Amazonense será tema de documentário. Com direção de Ari Santos, filme conta com entrevistas de craques da história do esporte local, como Zezinho BastosCavaco e Russo, dos jornalistas Leanderson Lima e Eduardo Monteiro de Paula, e do treinador Amadeu Teixeira.

De acordo com Ari, “Parque Amazonense – Um Conto do Futebol Clássico” possui duas versões finalizadas: a primeira com um minuto, voltada para o festival do gênero, e a outra com quatro minutos, obedecendo o edital do concurso cultural “No Mundo da Bola”, da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas. “Em 2016, queremos fazer uma versão maior, com aproximadamente 20 minutos, pois ainda tem muita história para ser contada”, disse o diretor.

Parque Amazonense - Um Conto do Futebol Clássico

Gravado entre maio e setembro de 2014, o documentário conta com fotos da época do acervo dos jogadores e de Carlyle Zamith, administrador do site Baú Velho. “Imagens em vídeo da época somente conseguimos da inauguração do Vivaldão. Deixamos elas no documentário porque, através das narrativas de um dos nosso protagonistas, ele explica que foi nesse período que começou a decadência do Parque Amazonense”, explica Ari Santos.

“Acredito que o foco do curta é fazer um resgate cultural e histórico do nosso futebol, pois o Parque Amazonense foi considerado o primeiro estádio do nosso futebol, especialmente durante a época de ouro, precisamente entre as décadas de 60 e comecinho de 70. Infelizmente, hoje o local está em situação de abandono e, por incrível que pareça, hoje são poucas as pessoas que conhecem o Parque. Através do nosso documentário, nós conseguimos resgatar parte da história, através das narrativas dos nosso protagonistas”, explica Ari Santos, salientando ainda que as filmagens foram feitas de forma independente, pois o dinheiro da verba da SEC só foi repassado quando tudo já estava gravado.

Ari Santos informou que negocia com a Amazonas Film Comission uma data para o lançamento oficial de “Parque Amazonense – Um Conto do Futebol Clássico”. “A versão de 1 minuto já foi inscrita e selecionada para o Um Amazonas, e consequentemente pretendemos sim inscrever em outros festivais pelo país”, afirmou.

Parque Amazonense

Parque Amazonense – Um Conto do Futebol Clássico

Direção: Ari Santos
Assistente de Direção: Gérson Sobreira
Diretor de Fotografia: Bernardo Oliveira
Produção: Lucas Martins e Ari Santos