Primeiro bairro indígena oficializado pela Prefeitura de Manaus, o Parque das Tribos recebe, nesta quarta-feira (6), a sessão de lançamento de “Seta – Caminhos Possíveis: por uma educação antirracista”. Parceria entre o projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), em parceria com a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura, a série conta com quatro episódios e traz depoimentos de moradores do Parque das Tribos, Quilombo Rio dos Macacos, em Salvador, Favelas da Maré, no Rio de Janeiro.

A produção aborda a importância da educação antirracista no Brasil a partir das perspectivas indígena, quilombola e periférica, além de contar com especialistas sobre o tema no Brasil. Os episódios estarão disponíveis no Globoplay e no Canal Futura a partir do mês de abril, em data ainda a ser divulgada.

Em Manaus, Flávia Abtibol comandou o episódio gravado no Parque das Tribos. “Aqui no Amazonas, pouco vemos livros didáticos nas escolas sobre a questão indígena sem o viés colonizador e ainda carregando muitos estereótipos sobre esta população. Logo, esta temática da série é muito importante”, disse a diretora e produtora.

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações da sociedade civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), Geledés – Instituto da Mulher Negra, Makira-E’ta e a Uneafro Brasil. O Seta é um dos finalistas da ação global da Fundação Kellogg para promoção da equidade racial (Racial Equity 2030).

A sessão no Parque das Tribos está marcada para acontecer às 19h na Maloca dos Povos Indígenas.

com apoio de informações de assessoria