Ganhador do Oscar por “Shine – O Brilhante” e conhecido mundialmente por viver o Capitão Barbosa de “Piratas do Caribe”, Geoffrey Rush renunciou ao cargo de presidente da Academia de Cinema e Televisão da Austrália. A decisão acontece após o ator ser acusado de comportamento inadequado nos bastidores da peça “Rei Lear”, de William Shakespeare. As informações são do site Deadline.

Em comunicado à imprensa, a Academia informou que aceitou e respeita a decisão de Rush pela renúncia. “Estamos profundamente preocupados com esta situação e apoia um curso de ação que respeite os direitos de Geoffrey sobre a presunção de inocência e o devido processo, mas também reconhece boa governança corporativa nessas circunstâncias”, informou o órgão.

Segundo a denúncia, o comportamento inadequado de Rush durou meses nos bastidores da peça que chegou ao fim em 2016. O caso, porém, só veio à tona após as alegações dos abusos terem sido feitas à Companhia de Teatro de Sydney. O ator nega veementemente as acusações.