Há algumas semanas causou espanto a notícia de que o estúdio Lionsgate iria transformar o capítulo final da franquia “Divergente” em filme para a TV, após a má performance nas bilheterias e as críticas que o terceiro capítulo, “Convergente”, recebeu – relembre aqui. Os próprios atores da saga ficaram surpresos com essa mudança de planos – relembre aqui e aqui.

A mais recente surpresa em relação à novela “Divergente” veio da boca do presidente do grupo de TV da Lionsgate, Kevin Beggs. Ao anunciar o acordo entre o grupo Lionsgate e o canal de TV americano Starz, Beggs falou sobre os planos futuros da franquia. Ele começou falando sobre “Convergente”: “A performance do último filme nos cinemas não criou uma situação na qual a Lionsgate pudesse comprometer os recursos necessários para fazer a produção”, soando como um típico homem de negócios.

A seguir ele falou que o desfecho da saga poderia vir na forma de uma série, ao invés de um filme de TV: [A companhia está planejando] Concluir a adaptação do livro numa temporada de 10 a 13 episódios, e depois expandir a partir daí com múltiplas temporadas”. Vale lembrar que, seguindo o exemplo das sagas “Harry Potter” e “Jogos Vorazes”, inspiradas em obras literárias, a adaptação do último livro da trilogia literária “Divergente” foi dividida em dois filmes. Agora, esse novo plano indica que o estúdio pode estar pretendendo dar continuidade ao universo da franquia além dos livros originais.

Essa medida, muito provavelmente, tornará impossível o retorno dos astros de cinema Shailene Woodley, Miles Teller, Octavia Spencer e Jeff Daniels, entre outros. Difícil imaginá-los agora se comprometendo com uma temporada de vários episódios. Em todo caso, a novela “Divergente” continua…