Foi divulgado pelo The Hollywood Reporter que o estúdio Paramount Pictures e a CBS Television, que detém os direitos da franquia “Star Trek” – também conhecida como “Jornada nas Estrelas” – abriram processo contra os produtores do fan film independente “Axanar”. A produção, realizada por fãs da franquia, arrecadou um milhão de dólares no Kickstarter graças ao apoio dos internautas, e pretendia ser o maior fan film de “Star Trek” já feito.

A notícia veio como uma surpresa porque a Paramount sempre teve uma política de boa relação com os fãs que produzem seus próprios episódios e filmes ligados à franquia – não à toa, o próprio conceito de fan film se consolidou  com as produções de “Star Trek” na internet, muitas feitas com o apoio de profissionais e atores que participaram dos filmes e séries de “Jornada nas Estrelas”.

A Paramount e a CBS, no entanto, viram “Axanar” como violação de propriedade intelectual, por “usar elementos e marcas registradas de ‘Star Trek’, como seus planetas, personagens, espécies e temas”. O estúdio, que sempre apoiou fan films, teria passado a ver com outros olhos a produção profissional de um filme financiado via crowdfunding na internet.

“Axanar” se passa alguns anos antes do primeiro episódio da clássica “Jornada nas Estrelas”, abordando a história de uma batalha que solidificou a formação da Federação de Planetas. O produtor do filme, Alec Peters, afirmou que “já estava preparado para isso e vai se defender na justiça. Existem fan films por aí há 30 anos, e muitos arrecadaram dinheiro”.  Peters também adicionou que seu filme “é uma carta de amor à franquia”.

Enquanto isso, a franquia se prepara para comemorar seu 50o. aniversário em 2016 com o lançamento de um novo filme, este oficial, “Star Trek Sem Fronteiras”, e um novo seriado de TV deve chegar às telas em 2017.