Chegou a melhor época do ano para os cinéfilos: palpitar sobre quem deveria ser o vencedor do Oscar, o que significa assistir uma quantidade imensa de filmes.
Um sacrifício!
Os chatos que só gostam de cinema europeu e esnobam os filmes americanos****** ou que consideram o prêmio uma tolice ou os que acham Hollywood o maior vilão da sétima arte é claro que não vão concordar, mas aposto que mesmo estes dão suas “espiadas” na lista dos indicados. Mesmo que para criticar.
O prêmio em si não é tão legal, é verdade. Porém, o Oscar serve como um guia para vermos filmes e discutir sobre eles. Duas coisas que quem é cinéfilo de verdade ama fazer.
Pois bem!
A lista dos indicados trouxe algumas surpresas, mas nada demais do que já era esperado.
O mais surpreendente, na minha visão,foi a escolha da Academia de Hollywood de eleger apenas nove longas para a categoria de Melhor Filme e a redução drástica no número de músicas indicadas para Melhor Canção: duas!
A seguir, uma análise nesta lista dos indicados ao OSCAR 2012 com os injustiçados, os milagres e quem não deveria estar.
MELHOR FILME
“O Artista”
“Os Descendentes”
“Histórias Cruzadas”
“A Invenção de Hugo Cabret”
“Meia-Noite em Paris”
“O Homem que Mudou o Jogo”
“Cavalo de Guerra”
“A Árvore da Vida”
“Tão forte e Tão perto”
Favorito: “O Artista” sai na frente devido à força que traz da temporada de premiações. Porém, “Hugo” ganhou força e tem Martin Scorsese. Já “Histórias Cruzadas” aposta em um tema amado pela Academia (superação de barreiras) e o apoio do público americano.
Milagre: que bom ver “A Árvore da Vida” indicado na categoria principal. O Oscar corrigiu os erros do Globo de Ouro que simplesmente esqueceu o melhor filme de 2011.
Oi?!: “Tão Perto e Tão Longe” tem um marketing muito forte. Somente isso explica sua inclusão na categoria. Não que o filme seja ruim (nem vi, para ser honesto), porém, era um longa que estava totalmente esquecido na temporada de premiações e nem muito cotado para figurar nesta lista. Mostra o carinho que a Academia tem por Stephen Daldry.
Injustiça: Como sobrou uma vaga, bem que a Academia poderia brindar David Fincher com uma lembrança por “O Homem que Não Amava às Mulheres” ou o lado político de George Clooney em “Tudo Pelo Poder”.
MELHOR DIREÇÃO
Martin Scorsese, “A Invenção de Hugo Cabret”
Woody Allen, “Meia-Noite em Paris”
Michel Hazanavicius, “O Artista”
Alexander Payne, “Os Descendentes”
Terrence Malick, “A Árvore da Vida”
Favorito: peguem o foice e comecem a lutar. De um lado no corner está um dos maiores cineastas da história e injustiçado histórico do Oscar: Martin Scorsese! Do outro, o diretor do filme do momento e com um belíssimo trabalho em mãos: Michel Hazanavicius.
Milagre: deixar Terrence Malick fora seria um crime de lesa-pátria ao cinema. Ainda bem Academia, ainda bem!
Justiça: Deixar Steven Spielberg por “Cavalo de Guerra” de fora. Não merecia o homem que fez “Jurassic Park”, “Indiana Jones” e “A Lista de Schindler” ser indicado por este filme.
Curiosidade: Lista é igualzinha a do Globo de Ouro deste ano.
MELHOR ATOR
Demian Bichir, “A Better Life”
George Clooney, “Os Descendentes”
Jean Dujardin, “O Artista”
Brad Pitt, “O Homem que Mudou o Jogo”
Gary Oldman “O Espião que Sabia Demais”
Favorito: George Clooney, mesmo com Dujardin na cola. O astro hollywoodiano vem crescendo como ator, tem um enorme carisma tanto entre o público, crítica e meio cinematográfico, além de ser um cara engajado politicamente. Sim, meus caros: atuação no Oscar não basta.
Milagre: Gary Oldman tem um papel meticuloso em “O Espião que Sabia Demais”. Nada mais justo ele ter conseguido superar Michael Fassbander e Leonardo Di Caprio na última hora e conseguido uma indicação, a primeira em uma brilhante carreira.
OI?: quem apostaria em Demian Bichir ser indicado em uma categoria que tem alguns dos maiores astros do cinema americano? O México já pode comemorar.
Injustiça: há dois caras que a Academia não gosta: Jim Carrey e Leonardo Di Caprio. O primeiro é visto como um careteiro (um besteira e quem viu “O Show de Truman” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” sabe); já Di Caprio é uma incógnita. Mais uma vez desprezado pelo Oscar.
MELHOR ATRIZ
Glenn Close, “Albert Nobbs”
Viola Davis, “Histórias Cruzadas”
Meryl Streep, “A Dama de Ferro”
Michelle Williams, “Sete Dias com Marilyn”
Rooney Mara , “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”
Favorita: Meryl Streep e Viola Davis disputam acirradamente a estatueta. Porém, a protagonista de “A Dama de Ferro” deve vencer devido a seu impressionante histórico de derrotas recentes (nada mais que 12 perdas em 28 anos).
OI?!: nem Rooney Mara esperava essa indicação por “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, principalmente se formos analisar que ela “roubou” a vaga de Tilda Swinton por “Precisamos Falar Sobre Kevin”. Que aproveite o luxo de ser indicada ao lado de nomes como Streep e Gleen Close.
Injustiça: se Lars Von Trier não tivesse falado besteira em Cannes, pode ter certeza: Kristen Dunst estaria indicada ao Oscar por “Melancolia”. Somente um boicote da Academia a tudo que se referisse ao filme explica sua ausência da lista.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Kenneth Branagh, “Sete Dias com Marilyn”
Jonah Hill, “O Homem que Mudou o Jogo”
Nick Nolte, “Guerreiro”
Christopher Plummer, “Toda Forma de Amor”
Max von Sydow, “Tão Forte e Tão Perto”
Favorito: Christopher Plummer tem e vai ganhar por sua brilhante atuação em “Toda Forma de Amor”. Vá na locadora ou faça o download e saiba porque!
Milagre: quem te viu, quem te vê Jonah Hill? O gordinho atrapalhado de “Superbad” indicado ao Oscar? Evolução, hein! Parabéns!
Injustiça: a maioria das pessoas pediam por Andy Serkis na categoria devido a sua ótima atuação em “Planeta dos Macacos – A Origem”. Porém, admito, que gostaria de ver Alan Rickman por “Harry Porter” nesta categoria. Sua atuação é brilhante em toda série, principalmente em “Relíquias da Morte – Parte II”.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Bérénice Bejo, “O Artista”
Jessica Chastain, “Histórias Cruzadas”
Melissa McCarthy, “Missão Madrinha de Casamento”
Janet Mcteer, “Albert Nobbs”
Octavia Spencer, “Histórias Cruzadas”
Favorita: Octavia Spencer já ganhou. Próxima disputa!
OI?: imagino o susto que Melissa McCarthy teve quando começou a perceber que poderia estar na lista do OSCAR. Afinal de contas, você fazer um filme bobinho como “Missão: Madrinha de Casamento” (diga-se de passagem, uma boa comédia) e parar na maior festa do cinema mundial, mostra que você fez bem o seu trabalho.
Injustiça: Jessica Chastain não ser indicada por “A Árvore da Vida” e sim por “Histórias Cruzadas”. Sensibilidade zero dos membros da Academia.
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
“Meia-Noite em Paris” (Woody Allen)
“Missão Madrinha de Casamento” (Annie Mumolo e Kristen Wiig)
“O Artista” (Michel Hazavanicius
“Margin Call” (J.C. Chandor)
“A Separação” (Asghar Farhadi )
Favorito: apesar de “O Artista” querer atrapalhar, Woody Allen deve levar sua estatueta dourada pelo brilhante “Meia-Noite em Paris”. Aliás, vão ter que entregar o prêmio, pois ele não vai para a festa mesmo.
Milagre: “A Separação” repete um feito de “Cidade de Deus”: ter o roteiro indicado, mesmo sendo um filme não-inglês. Viva a diversidade.
OI?: Ignorado nas outras categorias, “Margin Call” surgiu aqui de intrometido. Uma boa prova que os americanos ainda estão traumatizados com a crise econômica que atingiu o país em 2008.
Injustiça: o delicioso roteiro de “Toda Forma de Amor” e o complexo e estranho texto de “A Árvore da Vida” ficarem de fora, é uma pena.
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
“Os Descendentes” (Alexander Payne, Nat Faxon e Jim Rash)
“A Invenção de Hugo Cabret” (John Logan)
“O Homem que Mudou o Jogo” (Steven Zaillian e Aaron Sorkin)
“Tudo pelo Poder” (George Clooney, Grant Heslov, Beau Willimon)
“O Espião que Sabia Demais” (Bridget O’Connor e Peter Straughan)
Favorito: sem chances na categoria de Melhor Diretor, Alexander Payne deve ganhar aqui com “Os Descendentes”. Porém, é bom ficar de olho em “A Invenção de Hugo Cabret” e todas suas homenagens ao cinema.
Justiça: ainda não vi “Histórias Cruzadas”, porém no meio de tantos filmes fortes como os deste ano, seria uma pena desperdiçar uma indicação com esta história com cara de que já vimos em algum lugar (se você viu o trailer, sabe muito bem do que falo).
MELHOR ANIMAÇÃO
“Um Gato em Paris”
“Chico e Rita”
“Kung Fu Panda 2”
“Gato de Botas”
“Rango”
Favorito: sem “Tintim”, “Rango” tem a estatueta nas mãos.
OI?!: “Kung Fu Panda 2” está indicado? OI?!
Injustiça: “Rio” e “As Aventuras da Tintim” ficarem de fora mostra a falta de seriedade da Academia neste ano para com esta categoria.
Milagre: no meio de tantos erros, a ausência de “Carros 2” é um consolo. A Pixar deveria apagar este filme de sua quase irretocável filmografia.
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“Bullhead” – Michael R. Roskam (Bélgica)
“Monsieur Lazhar” – Philippe Falardeau (Canadá)
“A Separação” – Asghar Farhadi (Irã)
“Footnote” – Joseph Cedar (Israel)
“In Darkness” – Agnieszka Holland (Polônia)
Favorito: “A Separação” não vai dar chances aos indicados.
Injustiça: é impossível não lamentar “Tropa de Elite 2” na lista. A não ser que só tenha clássicos entre os cinco indicados (o que não acredito), é triste o Brasil ter ficado de fora mais uma vez do Oscar.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“Man or Muppet”, de “Os Muppets” – música e letra de Bret McKenzie
“Real in Rio”, de “Rio” – música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown e letra de Siedah Garrett
Favorito: “Man or Muppet”, principalmente porque o filme estava cotadíssimo para essa categoria e só ficou com uma indicação.
OI?!: Dois indicados? É um boicote da Academia à categoria? Somente isso explica tamanha miséria nas indicações. Houve anos bem piores em que mais músicas foram escolhidas. Por que isso agora?
Justiça: “Rio” tinha que ser indicado para alguma coisa. Era o mínimo pela esnobada na categoria de Melhor Animação.
DIREÇÃO DE ARTE
“O Artista” (design de produção: Laurence Bennett; decoração do set: Robert Gould)
“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” (design de produção: Stuart Craig; decoração do set: Stephenie McMillan)
“A Invenção de Hugo Cabret” (design de produção: Dante Ferretti; decoração do set: Francesca Lo Schiavo)
“Meia-Noite em Paris” (design de produção: Anne Seibel; decoração do set: Hélène Dubreuil)
“Cavalo de Guerra” (design de produção: Rick Carter; decoração do set: Lee Seales)
Favorito: “A Invenção de Hugo Cabret”
Injustiça: “O Espião que Sabia Demais”
Milagre: “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
“O Artista” (Guillaume Schiffman)
“Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (Jeff Cronenweth)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Robert Richardson)
“A Árvore da Vida” (Emmanuel Lubezki)
“Cavalo de Guerra” (Janusz Kaminski)
Favorito: “O Artista”
Justiça: “A Árvore da Vida”
Injustiça: “O Espião que Sabia Demais”
MELHOR FIGURINO
“Anonymous” (Lisy Christl)
“O Artista” (Mark Bridges)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Sey Powell)
“Jane Eyre” (Michael O’Connor)
“W.E.” (Arianne Phillips)
Favorito: “Jane Eyre”
Injustiça: “O Espião Que Sabia Demais”
MELHOR EDIÇÃO
“O Artista” (Anne-Sophie Bion e Michel Hazanavicius)
“Os Descendentes” (Kevin Tent)
“Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (Kirk Baxter e Angus Wall)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Thelma Schoonmaker)
“O Homem que Mudou o Jogo” (Christopher Tellefsen)
Favorito: “A Invenção de Hugo Cabret”
Injustiça: “A Árvore da Vida”
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
“As Aventuras de Tintim” (John Williams)
“O Artista” (Ludovic Bource)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Howard Shore)
“O Espião que Sabia Demais” (Alberto Iglesias)
“Cavalo de Guerra” (John Williams)
Favorito: “O Artista”
Injustiça: John Williams indicado duplamente por duas trilhas fracas.
EDIÇÃO DE SOM
“Drive” (Lon Bender e Victor Ray Ennis)
“Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (Ren Klyce)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Philip Stockton e Eugene Gearty)
“Transformers: O Lado Oculto da Lua” (Ethan Van der Ryn e Erik Aadahl)
“Cavalo de Guerra” (Richard Hymns e Gary Rydstrom)
Favorito: “Cavalo de Guerra”
Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.
Detalhe: na minha opinião, essa é uma categoria em que os jurados escolhem os mais barulhentos. Não é à toa que “Transformers” está aí.
MIXAGEM DE SOM
“Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres” (David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce e Bo Persson)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Tom Fleischman e John Midgley)
“O Homem que Mudou o Jogo” (Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco e Ed Novick)
“Transformers: O Lado Oculto da Lua” (Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush e Peter J. Devlin)
“Cavalo de Guerra” (Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson)
Favorito: “A Invenção de Hugo Cabret”
Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.
Detalhe: na minha opinião, essa é uma categoria em que os jurados escolhem os mais barulhentos. Não é à toa que “Transformers” está aí.
EFEITOS VISUAIS
“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” (Tim Burke, David Vickery, Greg Butler e John Richardson)
“A Invenção de Hugo Cabret” (Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman e Alex Hennemg)
“Gigantes de Aço” (Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor e Swen Gillberg)
“Planeta dos Macacos: A Origem” (Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White e Daniel Barrett)
“Transformers: O Lado Oculto da Lua” (Scott Farrar, Scott Benza, Matthew Butler e John Frazier)
Favorito: “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” como prêmio de consolo e reconhecimento por tudo que representou para o cinema. Além disso, os efeitos são muito bons.
Injustiça: qualquer indicação para “Transformers” é uma injustiça.
MELHOR MAQUIAGEM
“Albert Nobbs” (Martial Corneville, Lynn Johnston e Matthew W. Mungle)
“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” (Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yolea Toussieng)
“A Dama de Ferro” (Mark Coulier e J. Roy Helle)
Favorito: “A Dama de Ferro”
****** isso foi uma ironia. Gente, foi uma ironia. Uma brincadeira. Foi só uma coisa que a gente faz para brincar, tornar o texto mais leve. Aqui recebo VÁRIOS comentários sobre gente que considera Hollywood ou o cinema americano a pior coisa do mundo. JURO! Recebo vários. Agora foi tudo uma brincadeira para bagunçar com esses chatos. Entenderam o chato?! Ironia! Honestamente, fiz esse adendo no texto porque parece que ninguém entendeu ou, pior, não leem direito!
******outra coisa eu gosto de cinema europeu. Respeito demais, tanto que adoro o cinema de Haneke, Almodovar e tantos outros. Isso aí em cima foi ironia. IRONIA!
Esse cara acha que sabe alguma coisa sobre cinema.
Primeiro que ele rotula de “chato” quem gosta de cinema europeu… O que ele esqueceu de dizer é que Hollywood tira toda a arte do cinema e a transforma em coisa mercadológica e comercial… Lembre-se: tem muito filme americano que não passa de remake de filme europeu e oriental… Então, meu filho, vai estudar mais um pouquinho tá?? E o cara ainda tem a coragem de falar sobre filmes que ele nem assistiu… Ah… vá….
A edição 2012 é a mais previsível do Oscar nos últimos dez anos. Não há espaço para a zebra. Se ela aparecer, não será uma zebra e sim um elefante. Filmes, diretores, atores e atrizes estão inseridas no tipo de filme que satisfaz a academia. São dramas, com boas – não tão ótimas – interpretações. São, também, produções caras do tipo cinemão. A exceção é ‘O Artista’, que tem no preto e branco seu diferencial. Quanto a história, Woody Alen, com a Rosa Púrpura do Cairo – o novaiorquino concorre com Meia noite em Paris -, já fez homenagem melhor ao cinema. Creio que a festa do prêmio será um tédio. Bom mesmo é ver os filmes concorrentes.
Cléber, não considero esse Oscar tão previsível. Já tivemos edições bem mais chatas e sem emoção nesses últimos dez anos (2004 com “O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei”, 2009 com “Quem Quer Ser um Milionário” já se sabia o vencedor bem antes das indicações).
Tem boas disputas e creio que “Hugo” e “O Artista” possam duelar pelo prêmio principal.
Acima de tudo, respeito tua opinião
Oh Cristiane! Deixe de ser mal-humorada, mulher!
Brincadeira!
Acho que ler bem um texto não custa nada. Não falei que o cinema europeu não presta ou é chato quem gosta. Eu gosto, ora bolas!
Somente essa visão tola de que o cinema norte-americano não presta, Hollywood é a pior coisa do Universo, para mim, é tola, ridícula e ultrapassada.
Sei muito bem que tem vários filmes de Hollywood que são remakes de obras orientais, latinas ou europeias.
Outra coisa: não julguei nenhum desses filmes (talvez “Histórias Cruzadas” um pouco, mas não falei que era bom ou ruim). Não disse que eram clássicos, nem maravilhosos ou péssimos. Nada disso.
Dei essas opiniões através de estudos que fiz dos anos anteriores do Oscar, leitura de artigos nacionais e internacionais e opiniões de críticos especializados, como por exemplo, Pablo Villaça e o site Entertainment Weekly. Além de acompanhar cinema desde 1997, quando tinha 9 anos.
Eu sei do que estou falando. Pode ser até que os favoritos que apontei não ganhem, mas eu busco ao máximo me informar.
Sinceramente foi a lista de oscar mais fraca que ja vi, o filme o artista é bom mas não para oscar, filme que não é americano não consegue emplacar nos EUA ainda mais preto e branco, Scorcese leva direção mais filme acho meio complicado, O Oscar esta perdendo o seu glamour e mergulha na crise americana que vive o cinema, abraços.
Caio, tenho que concordar contigo em relação ao Alan Rickman!!! Ele deu um show e realmente merecia a indicação…
Valeu Renata pela dica no Alan! Prontamente já corrigida.
Diego, não sou tão pessimista quanto você.
Na lista de melhor filme, temos os excelentes “A Árvore da Vida” e “Meia-Noite em Paris”. “Cavalo de Guerra” talvez não merecesse estar ali, mas não é um filme horroroso.
Os outros estou na expectativa de estrear nos cinemas (“Os Descendentes” chega nesta sexta, aliás).
Comparado à 2011, a lista deu uma queda. Tínhamos um bom ano com “A Rede Social”, “Toy Story 3″, “A Origem”, “Cisne Negro” e até mesmo “O Discurso do Rei”.
Porém, se lembrarmos 2009 tirando o vencedor “Quem quer Ser Um Milionário” e “Frost/Nixon”, os outros filmes são apenas bons, exceção, na minha opinião, de “Benjamin Button” que é fraco.
Outro ano ruim foi 2005 que só tinha mesmo de MUITO BOM “Menina de Ouro”.
Abs
Caio, pelo que li do seu texto há considerações a fazer, muitas, diria…
Pela sua idade, 23/24/25 anos, percebe-se que falta mais vivência e visão de mundo para criticar filmes. Isto é fato!
Outra, há contradições no texto: quando chama de chatos os apreciadores do cinema europeu vc é tao preconceituoso quanto aqueles que detonam os americanófilos, fãs incondicionais do cinemão hollywoodiano. Triste!
Além disso, se Transformers foi indicado em categorias técnicas ele tem seus méritos, técnicos, mas ainda assim méritos. Como tem muitos filmes ruins que foram indicados por canção, efeitos visuais, som, edição de som, figurino…
Oscar não pode ser um parâmetro único para medir, aferir qualidade em um filme, há outros termômetros mais confiáveis, o melhor deles, a meu ver, o teste do tempo!
Quanto as suas fontes, recomendo que leia Inside Oscar, de Damien Bona e Mason Wiley; How the Jewish Invented Hollywood, de Neal Gabler e outros mais que posso recomendar, agora dizer que “Eu sei do que estou falando” soa ingênuo demais para quem acha Debora Secco e sua Surfistinha algo a ser considerado e Entertainment Weekly como vade mecum para permear comentários sobre cinema…
Conselho: mesmo respirando cinema 24 horas por dia, vc ainda tem que comer muitas letrinhas para ganhar musculatura intelectual e emocional, não leve a mal, é apenas um conselho, apenas acredito que vc tem uma chance de ouro, um espaço excelente, em uma cidade que não tem público cinéfilo suficiente para garantir lançamentos alternativos no grande circuito, para desperdiçar com alguns comentários bobinhos
Caro, Saul.
Respeito sua opinião, porém você leu meu texto? Olha só o que eu escrevi:
“Os chatos que só gostam de cinema europeu e esnobam os filmes americanos….”
Reparou no só?
Só?
Foi uma brincadeira que fiz, já que muitas vezes o pessoal que comenta aqui fala sobre isso: “o cinema americano não presta, Hollywood é horrível, coisa e tal”.
Brincadeira, Saul. Aliás, foi o que fiz com “Transformers”, que considero uma péssima série para o cinema, estar indicada. Mas sei que ele tem méritos técnicos (principalmente o de som).
Mas antes que fique claro uma coisa: quero que me levem a sério, mesmo com as minhas brincadeiras.
Sobre essa questão de idade: se fosse por isso, os melhores críticos de cinema do mundo seriam os mais velhos já que eles tem mais experiência de vida. Porém, leia um site como o Cineplayers que só tem gente jovem e veja a qualidade das críticas.
Considero sim Deborah Secco bem em “Bruna Surfistinha”. Qual é o problema? Críticos como Rubens Ewald Filho e Pablo Villaça também falaram. Eles não conhecem nada?
Outra coisa: o Entertainment Weekly, para o Oscar, é uma bela fonte. Rubens Ewald Filho, no blog do R7, o coloca como referência.
Sei que preciso escrever bastante, amadurecer mais e agradeço pelas suas dicas. Estou fazendo por onde. Acredite!
Creio, porém, que hoje em Manaus, modéstia a parte, sou um dos poucos caras que bota a cara a bater para criticar cinema ou algum tipo de arte nesta cidade.
Sei que é difícil esse caminho e que levarei muitas porradas. Mas não vou desistir.
Porém, te dou uma dica e esta coloco para muitos leitores de Internet: leiam, mas analisem. Analisem! A gente coloca coisas aqui, pessoa dá uma passada, não lê direito, entende o que quer e reclama depois.
Dica 2: sejam bem humorados e se divirtam.
Abraços Saul e muito obrigado por ler o meu blog. Por favor, continue e seja meu crítico quando for preciso.
Abs
Caio, sua análise é fraca. Denuncia pouca leitura e fragilidade nas observações. Falta tensionar mais seu objeto de crítica, no caso, com outros fatores que condicionam o tema analisado. A cinematografia do leste europeu não pode ser resumido por um comunicólogo formado na UFAM como “chato”. Vou me dar mais uma tentativa e prometo ler seu próximo texto. Um abraço.
Sobre o A Cerimonia do Oscar 2012:
– Acho quem deve ganhar de Melhor Filme é: Cavalo de Guerra
-acho quem deve ganhar de Melhor Diretor é: – Terrence Malick por A Árvore da Vida
-acho quem deve ganhar de Melhor Ator é: – George Clooney por Os Descendentes
-acho quem deve ganhar de melhor Atriz é: – Michelle Williams por Sete Dias com Marilyn
-acho quem deve ganhar de melhor ator coadjuvante é: – Christopher Plummer por Toda Forma de Amor
-acho quem deve ganhar de melhor atriz coadjuvante é: – – Bérénice Bejo por O Artista
– acho quem deve ganhar de Melhor Filme da Animação é: O Gato de Botas
– acho quem deve ganhar de melhor filme de língua estrangeira é: – Bullhead
– acho quem deve ganhar de melhor roteiro original é: — Woody Allen por Meia-Noite em Paris
– acho quem deve ganhar de melhor roteiro adaptado é: – – Steven Zaillian, Aaron Sorkin, Stan Chervin por O Homem que Mudou o Jogo
-acho quem deve ganhar de melhor figurino é: — A Invenção de Hugo Cabret
-acho quem deve ganhar de melhor maquiagem é: – – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
-acho quem deve ganhar de melhor Montagem é: – – A Invenção de Hugo Cabret
-acho quem deve ganhar de melhor efeitos visuais é: — – Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II
-acho quem deve ganhar de melhor fotografia é: — A Árvore da Vida
-acho quem deve ganhar de melhor Edição de som é: – Transformers: O Lado Oculto da Lua
-acho quem deve ganhar de melhor canção original é: — Rio (pela canção Real in Rio)
acho quem deve ganhar de melhor Direção de arte é: — – Cavalo de Guerra
-acho quem deve ganhar de melhor ducuméntário é: — – If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
-acho quem deve ganhar de melhor Trilha Sonora original é: – As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne
-acho quem deve ganhar de Melhor Curta-metragem de Animação é: – Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, The
-acho quem deve ganhar de melhor mixagem de som é: – Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres
– Espero que o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 vai ganhar 1 Oscar de Melhores Efeitos Visuais ou de Melhor Maquiagem ,porque a saga Harry potter nunca ganhou o oscar. Se o filme Harry Potter não ganhar só 1 oscar,vou ficar muito decepcionado.
– Espero que o Filme o Rio vai ganhar oscar de melhor canção original,porque se ele não ganhar,vou ficar decepcionado.
-Talvez quem vai ganhar de melhor atriz é Michelle williams ou meryl Streep
-só espero quem vai ganhar de Melhor Filme da Animação é o Gato de Botas ou Rango.
-mas quem acha que vai ganhar de Melhor maquiagem–Harry potter 7.2 ,albert nobbs ou a dama de ferro?
-E de melhores efeitos visuais,quem vai ganhar–Harry Potter 7.2, A Invenção de Hugo Cabret,Gigantes de Aço,Transformers: O Lado Oculto da Lua ou Planeta dos Macacos: A Origem?
Caio e melhor documentário, documentário de curta-metragem, filme curta-metragem de animação, filme curta-metragem?
Qual a sua opinião? Quem você acha que tem mais chances?
Grata.
Caio, acho q vc tem realmente bom gosto e entende bastante de cinema. Concordo plenamente com as suas críticas e conclusões… A Academia todo ano comete algum tipo de injustiça ou hipocrisia. É uma pena algumas indicações e a falta de alguns filmes que realmente marcaram o ano. Bom, só não concordo com a sua afinidade por A Árvore da Vida que na minha opinião é um filme sem muitos apetrechos. De qualquer forma, parabéns pela suas opiniões.
Só acho que Harry Potter merecia estar em mais categorias técnicas. nserir Transformers, pelo amor de Deus. Relíquias da Morte Parte 2 ganhou no critics choice award nas caterias melhor edição e mixagem de som, bem que poderia.
Outro gafe é colacar John Williams DUAS VEZES!na categoria melhor trilha, O Alexander desplat fez um trabalho primoroso, deixou uma trilha marcante no final da série. Mas né… Nem sempre as escolhas são as melhores.
Quem sabe pese na concienca deles e acabem fazendo uma homenagem. Fizeram sobre o gênero de terror ano passado, bem ruim, e mas como uma desculpa pra afirmar que o gênero já não pode mais competir.