O Festival de Berlim anunciou, nesta sexta, os cinco primeiros filmes da sua competição pelo Urso de Ouro. O evento acontece de 11 a 21 de fevereiro na capital alemã.

Um dos mais aguardados é o britânico Genius, de Michael Grandage, que conta a história de Max Perkins (1884-1947), editor literário de escritores como Hemingway, Scott Fitzgerald e Thomas Wolfe. Será difícil bater Genius no quesito elenco mais forte do festival – o filme reúne Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman, Laura Linney, Guy Pearce e Dominic West.

Outro forte concorrente é Midnight Special, misto de drama e sci-fi com direção de Jeff Nichols (O abrigo, Amor bandido). O filme conta a história de um pai (Michael Shannon, o general Zod de O Homem de Aço) e um filho que saem em fuga pelos EUA depois que descobrem que o menino possui poderes especiais. O elenco tem ainda Kirsten Dunst, Adam Driver e Sam Shepard.

Documentários

Completaram o anúncio Alone in Berlin, do ator e diretor francês Vincent Perez; Boris sans Béatrice, do canadense Denis Côté; e Zero days, novo documentário de Alex Gibney, vencedor do Oscar por Taxi to the dark side (2007) – o novo filme aborda a origem dos hackers e as ameaças no campo da cyber-sergurança para economia mundial.

Outros três documentários foram anunciados em apresentação especial, fora de competição: The music of strangers: Yo-Yo Ma and the Silk Road Ensemble; The seasons in Quincy: Four portraits of John Berger, codirigido por Tilda Swinton; e Where to invade next, de Michael Moore, que estreou no Festival de Toronto.

Anteriormente, o festival já havia anunciado que o filme de abertura no dia 11 será Ave, César, o novo longa dos irmãos Coen, e que a atriz Meryl Streep será presidente do Júri.

do site Filme B