Chegou a hora do Festival de Cannes 2021: de 6 até 17 de julho, o foco do mundo do cinema estará na Riveira Francesa.
Por isso, Caio Pimenta traz, agora, 10 filmes que disputam a Palma de Ouro para você ficar atento.
ANNETTE
Musical do Leos Carax, “Annette” será o filme de abertura do Festival de Cannes.
Com Marion Cotillard e Adam Driver de protagonistas, o filme mostra um comediante de stand-up precisando cuidar sozinho da filha de 2 anos após a morte da esposa.
Esta será a terceira vez que o Carax disputa a Palma de Ouro e chega como um dos favoritos ao prêmio principal, especialmente, após o elogiado “Holy Motors”. Ter duas estrelas de Hollywood, um visual arrebatador como vimos no trailer e a possibilidade de reinventar um gênero amado por cinéfilos do mundo inteiro podem jogar a favor de “Annette”.
Porém, um júri presidido por Spike Lee, um cara super politizado, vai premiar um musical? Fica a dúvida.
THE WORST PERSON IN THE WORLD
Diretor de “Oslo, 31 de Agosto” e “Thelma”, Joachim Trier tentará levar a Palma de Ouro pela primeira vez para a Noruega com “The Worst Person in the World”.
O filme mostra a vida de uma mulher durante quatro anos entre os desafios profissionais e os relacionamentos amorosos na busca saber quem ela realmente é.
Uma narrativa feminista neste período de alta do assunto no mundo do cinema e na sociedade pode alavancar as chances do filme. Por outro lado, será que o júri não vai querer prestigiar um longa dirigido por uma mulher se for por esta tendência?
BERGMAN ISLAND
A opção por uma cineasta mulher pode ser a Mia Hansen-Love. Ela chega à Cannes com “Bergman Island”.
Protagonizado por Vicky Krieps e Tim Roth, o filme mostra um casal de cineastas americanos viajando para o local que inspirou o mestre Ingmar Bergman no intuito de escrever futuros roteiros. Porém, no decorrer da viagem, as linhas entre ficção e realidade se misturam.
Filmes sobre cinema sempre são sedutores demais e ainda fazendo referência ao Bergman, olha, não dá para descartar; Duas curiosidades: a Mia Hansen-Love já venceu o prêmio especial do júri da Mostra Um Certo Olhar com “O Pai dos Meus Filhos” e “Bergman Island” é produzido pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira.
TRE PIANI
O Nanni Moretti é um queridinho de Cannes: já levou a Palma de Ouro com “O Quarto do Filho”, venceu Melhor Direção, prêmio do júri. Até quando faz filmes ruins está na seleção. Em 2021, não é diferente.
O italiano concorre com “Tre Piani”, obra que mostra três famílias vivendo em um condomínio. Cada uma das famílias representa três diferentes instâncias freudianas da personalidade – ‘Id, Ego e Superego’.
Talvez não seja à Palma de Ouro, mas, “Tre Piani” pode beliscar prêmios de roteiro ou atuação.
A HERO
Asghar Farhadi já levou dois Oscars de filme em língua não inglesa. Ganhou também o Urso de Ouro do Festival de Berlim e o Globo de Ouro. Será que chegou a hora de levar a Palma de Ouro?
Os detalhes da história de “A Hero” ainda não foram divulgados, mas, a expectativa pelo projeto é tão alta que a Amazon Studios já adquiriu o projeto para distribuição nos EUA mirando uma possível indicação no Oscar 2022.
Vale muito ficar de olho neste filme.
RED ROCKET
O Sean Baker ficou conhecido por filmes como “A Tangerina” e “Projeto Flórida”. Agora, ele chega pela primeira vez em Cannes com “Red Rocket”.
A história mostra um cafetão que vive do dinheiro de mulheres da indústria de filmes pornográficos voltando para a sua pequena cidade no Texas. Lá, vivem a ex-mulher e sogra dele. Durante o passar dos dias, ele conhece uma jovem garota chamada Strawberry e volta aos velhos hábitos.
Se “A Hero” foi comprado pela Amazon, “Red Rocket” tem o apoio da A24, ou seja, a chance de termos um grande filme é enorme.
MEMORIA
Em 2010, “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas” surpreendeu o mundo e levou a Palma de Ouro para a Tailândia pela primeira vez. O diretor Apichatpong Weerasethakul tentará a segunda vitória com “Memoria”.
O filme traz a Tilda Swinton interpretando uma escocesa notando sons estranhos enquanto viajava pela Colômbia. Logo ela começa a pensar sobre aparência desta sonoridade.
Certamente, deve ser um filme de ambientação, sensorial no melhor estilo do que foi o “Tio Boonmee”. A questão é como saber, em tempos tão agitados política e socialmente, esse tipo de produção será recebida. É uma incógnita.
BENEDETTA
O Paul Verhoeven já disputou a Palma de Ouro com “Instinto Selvagem” e “Elle”. Agora, ele chega com outro filme que aposta também na sensualidade e polêmica.
“Benedetta” traz uma freira italiana sofrendo surtos com visões religiosas e eróticas. Ela irá contar com o apoio de uma ajudante, porém, as duas vão se apaixonar, o que pode provocar um escândalo de proporções gigantescas.
O Festival de Cannes segurou o máximo que pode “Benedetta”: a produção estava prevista para estrear na edição de 2020, cancelada por conta da pandemia. O estilo provocador do Verhoeven pode casar bem, por exemplo, com o Spike Lee, presidente do júri, e do Kleber Mendonça Filho, outro jurado.
Coloco fé de que o filme pode fazer bonito em Cannes.
AHED’S KNEE
O Nadav Lapid brilhou no Festival de Berlim em 2019 com “Synonymes”. Agora, o israelense disputa a Palma de Ouro pela primeira vez com “Ahed´s Knee”.
Um cineasta israelense se joga em meio a duas batalhas condenadas ao fracasso: uma contra a morte da liberdade, outra contra a morte de uma mãe.
Minha aposta é que ganhe algum prêmio do júri. Mais do que isso seria uma surpresa.
A CRÔNICA FRANCESA
Para fechar a lista, temos o candidato pop da Palma de Ouro.
Com toda sua simetria, direção de arte e figurinos belíssimos, o Wes Anderson chega a Cannes com “A Crônica Francesa”. Ambientado em uma fictícia cidade na França, o filme mostra um grupo de jornalistas atrás de boas histórias para os seus leitores.
“A Crônica Francesa” pode se beneficiar tanto de uma busca pela leveza sempre bem-vinda neste momento de pandemia aliada à defesa do jornalismo, símbolo da democracia e tão combalido hoje em dia pelas fake news. Caso vença, o filme devolve a Palma de Ouro aos EUA após 10 anos da conquista de “A Árvore da Vida”