Chegou a hora do Festival de Cannes 2021: de 6 até 17 de julho, o foco do mundo do cinema estará na Riveira Francesa.

Por isso, Caio Pimenta traz, agora, 10 filmes que disputam a Palma de Ouro para você ficar atento. 

ANNETTE 

Musical do Leos Carax, “Annette” será o filme de abertura do Festival de Cannes. 

Com Marion Cotillard e Adam Driver de protagonistas, o filme mostra um comediante de stand-up precisando cuidar sozinho da filha de 2 anos após a morte da esposa. 

Esta será a terceira vez que o Carax disputa a Palma de Ouro e chega como um dos favoritos ao prêmio principal, especialmente, após o elogiado “Holy Motors”. Ter duas estrelas de Hollywood, um visual arrebatador como vimos no trailer e a possibilidade de reinventar um gênero amado por cinéfilos do mundo inteiro podem jogar a favor de “Annette”. 

Porém, um júri presidido por Spike Lee, um cara super politizado, vai premiar um musical? Fica a dúvida. 

THE WORST PERSON IN THE WORLD 

Diretor de “Oslo, 31 de Agosto” e “Thelma”, Joachim Trier tentará levar a Palma de Ouro pela primeira vez para a Noruega com “The Worst Person in the World”. 

O filme mostra a vida de uma mulher durante quatro anos entre os desafios profissionais e os relacionamentos amorosos na busca saber quem ela realmente é. 

Uma narrativa feminista neste período de alta do assunto no mundo do cinema e na sociedade pode alavancar as chances do filme. Por outro lado, será que o júri não vai querer prestigiar um longa dirigido por uma mulher se for por esta tendência? 

BERGMAN ISLAND 

A opção por uma cineasta mulher pode ser a Mia Hansen-Love. Ela chega à Cannes com “Bergman Island”. 

Protagonizado por Vicky Krieps e Tim Roth, o filme mostra um casal de cineastas americanos viajando para o local que inspirou o mestre Ingmar Bergman no intuito de escrever futuros roteiros. Porém, no decorrer da viagem, as linhas entre ficção e realidade se misturam. 

Filmes sobre cinema sempre são sedutores demais e ainda fazendo referência ao Bergman, olha, não dá para descartar; Duas curiosidades: a Mia Hansen-Love já venceu o prêmio especial do júri da Mostra Um Certo Olhar com “O Pai dos Meus Filhos” e “Bergman Island” é produzido pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira. 

TRE PIANI 

O Nanni Moretti é um queridinho de Cannes: já levou a Palma de Ouro com “O Quarto do Filho”, venceu Melhor Direção, prêmio do júri. Até quando faz filmes ruins está na seleção. Em 2021, não é diferente. 

O italiano concorre com “Tre Piani”, obra que mostra três famílias vivendo em um condomínio. Cada uma das famílias representa três diferentes instâncias freudianas da personalidade – ‘Id, Ego e Superego’. 

Talvez não seja à Palma de Ouro, mas, “Tre Piani” pode beliscar prêmios de roteiro ou atuação. 

A HERO 

Asghar Farhadi já levou dois Oscars de filme em língua não inglesa. Ganhou também o Urso de Ouro do Festival de Berlim e o Globo de Ouro. Será que chegou a hora de levar a Palma de Ouro? 

Os detalhes da história de “A Hero” ainda não foram divulgados, mas, a expectativa pelo projeto é tão alta que a Amazon Studios já adquiriu o projeto para distribuição nos EUA mirando uma possível indicação no Oscar 2022. 

Vale muito ficar de olho neste filme. 

RED ROCKET 

O Sean Baker ficou conhecido por filmes como “A Tangerina” e “Projeto Flórida”. Agora, ele chega pela primeira vez em Cannes com “Red Rocket”. 

A história mostra um cafetão que vive do dinheiro de mulheres da indústria de filmes pornográficos voltando para a sua pequena cidade no Texas. Lá, vivem a ex-mulher e sogra dele. Durante o passar dos dias, ele conhece uma jovem garota chamada Strawberry e volta aos velhos hábitos. 

Se “A Hero” foi comprado pela Amazon, “Red Rocket” tem o apoio da A24, ou seja, a chance de termos um grande filme é enorme. 

MEMORIA 

Em 2010, “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas” surpreendeu o mundo e levou a Palma de Ouro para a Tailândia pela primeira vez. O diretor Apichatpong Weerasethakul tentará a segunda vitória com “Memoria”. 

O filme traz a Tilda Swinton interpretando uma escocesa notando sons estranhos enquanto viajava pela Colômbia. Logo ela começa a pensar sobre aparência desta sonoridade. 

Certamente, deve ser um filme de ambientação, sensorial no melhor estilo do que foi o “Tio Boonmee”. A questão é como saber, em tempos tão agitados política e socialmente, esse tipo de produção será recebida. É uma incógnita. 

BENEDETTA 

O Paul Verhoeven já disputou a Palma de Ouro com “Instinto Selvagem” e “Elle”. Agora, ele chega com outro filme que aposta também na sensualidade e polêmica. 

“Benedetta” traz uma freira italiana sofrendo surtos com visões religiosas e eróticas. Ela irá contar com o apoio de uma ajudante, porém, as duas vão se apaixonar, o que pode provocar um escândalo de proporções gigantescas. 

O Festival de Cannes segurou o máximo que pode “Benedetta”: a produção estava prevista para estrear na edição de 2020, cancelada por conta da pandemia. O estilo provocador do Verhoeven pode casar bem, por exemplo, com o Spike Lee, presidente do júri, e do Kleber Mendonça Filho, outro jurado. 

Coloco fé de que o filme pode fazer bonito em Cannes. 

AHED’S KNEE 

Nadav Lapid brilhou no Festival de Berlim em 2019 com “Synonymes”. Agora, o israelense disputa a Palma de Ouro pela primeira vez com “Ahed´s Knee”. 

Um cineasta israelense se joga em meio a duas batalhas condenadas ao fracasso: uma contra a morte da liberdade, outra contra a morte de uma mãe. 

Minha aposta é que ganhe algum prêmio do júri. Mais do que isso seria uma surpresa. 

A CRÔNICA FRANCESA 

Para fechar a lista, temos o candidato pop da Palma de Ouro. 

Com toda sua simetria, direção de arte e figurinos belíssimos, o Wes Anderson chega a Cannes com “A Crônica Francesa”. Ambientado em uma fictícia cidade na França, o filme mostra um grupo de jornalistas atrás de boas histórias para os seus leitores. 

“A Crônica Francesa” pode se beneficiar tanto de uma busca pela leveza sempre bem-vinda neste momento de pandemia aliada à defesa do jornalismo, símbolo da democracia e tão combalido hoje em dia pelas fake news. Caso vença, o filme devolve a Palma de Ouro aos EUA após 10 anos da conquista de “A Árvore da Vida

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Animação e Filme Internacional

De "Toy Story 4" e "Parasita" a "Zona de Interesse" e "O Menino e a Garça", Caio Pimenta traz um ranking dos ganhadores do Oscar de Melhor Animação e Filme Internacional dos anos 2020. https://youtu.be/FzT686ie_4k 5. 'TOY STORY 4' e 'NADA DE NOVO NO FRONT' Inicio a...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 3

De "Coringa: Delírio a Dois" a "Deadpool & Wolverine", Caio Pimenta traz a terceira parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/n-5WHISgSCg MELHOR ANIMAÇÃO Mais de duas décadas depois da consagração da trilogia do Peter Jackson, “O Senhor dos...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Ator e Ator Coadjuvante

Hora de continuar o ranking das atuações premiadas no Oscar em Melhor Ator e Ator Coadjuvante nos anos 2000. Apesar de dois desempenhos monstruosos na categoria principal, a média dos ganhadores de papéis secundários foi acima da média.  Conheça os meus favoritos em...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 2

De "Rivais" com Zendaya a "Blitz" com Saoirse Ronan, Caio Pimenta traz a segunda parte de possíveis candidatos ao Oscar 2025. https://youtu.be/T-l8SsLD6uk 'THE PIANO LESSON' E 'WE LIVE IN TIME' Se você gostou de “Um Limite Entre Nós” e “A Voz Suprema do Blues”, tenho...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante

Hora de falar das mulheres neste especial sobre as cinco primeiras edições do Oscar nos anos 2020. Se os prêmios de coadjuvantes não foram nada animadores, tivemos sim bons resultados na categoria principal. Neste novo vídeo do Cine Set, eu faço um ranking de cada uma...

Oscar 2025: Quem Pode Surgir na Disputa? – Parte 1

O Oscar 2025 começa agora no Cine Set! Sim, falta bastante tempo e não farei previsões de quem serão os indicados. Mas, já dá para apontar os filmes com potencial para serem candidatos ao prêmio.  Nesta primeira parte, eu apresento o primeiro grande candidato a...

Oscar Anos 2020: TOP 5 Melhor Filme e Direção

De "Parasita" a "Oppenheimer", Caio Pimenta analisa os primeiros cinco anos da década 2020 em Melhor Filme e Direção. https://www.youtube.com/watch?v=LlghAq_dPYk 5. NOMADLAND E CHLOÉ ZHAO Como as categorias de Melhor Filme e Direção divergiram apenas uma vez nos...

Oscar | A Turbulenta História de Martin Scorsese com a Academia

https://youtu.be/_SnSefyofV4 É possível afirmar sem medo de errar que o Martin Scorsese é o maior diretor vivo do cinema norte-americano. Um gigante com mais de seis décadas de carreira e um punhado de clássicos. Isso se reflete no Oscar: ao todo, as produções...

Oscar 2024: O Melhor e o Pior da Cerimônia

Da transmissão brasileira ao show de Ryan Gosling, Caio Pimenta analisa do pior ao melhor da cerimônia do Oscar 2024. NÃO FOI BOM: CERIMÔNIA ENXUTA DEMAIS A cerimônia foi bem boa, mas, é claro, sempre tem aqueles problemas que são de lei. Para começar, achei o Oscar...

Oscar 2024: Por que ‘Oppenheimer’ venceu Melhor Filme?

Caio Pimenta analisa os motivos que levaram "Oppenheimer" a vencer o Oscar 2024 de Melhor Filme. https://www.youtube.com/watch?v=DsCtLukSRtc 1. A QUALIDADE DO FILME - 50% O primeiro e principal fator, claro, reside nas próprias qualidades de “Oppenheimer” .  O drama...