Se não há filme brasileiro na competição oficial da Palma de Ouro, o Festival de Cannes terá o país entre os jurados: diretor de “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Bacurau”, Kleber Mendonça Filho estará no júri presidido por Spike Lee (“Infiltrado na Klan”). O evento será realizado entre os dias 6 a 17 de julho e marca o retorno do evento após não ter sido realizado em 2020 por conta da pandemia da Covid-19. 

Ao lado de Kleber e Spike, estarão no júri os atores sul-coreano Song Kang-ho (“Parasita”) e francês Tahar Rahim (“The Mauritanian”), as atrizes Maggie Gyllenhaal (“Donnie Darko”) e Mélanie Laurent (“Bastardos Inglórios”), a cantora francesa Mylène Farmer, e as cineastas sul-africana Mati Diop (“Atlantique”) e a austríaca Jessica Hausner (“Little Joe”). 

As Atrações de Cannes 

Na seleção pela disputa da Palma de Ouro do Festival de Cannes, Sean Penn vai competir com Flag Day; Nanni Moretti, com Tre Piani e Kirill Serebrennikov, com Petrov’s flu. François Ozon vai levar Tout s’est Bien Passé e Asghar Farhadi, A Hero.  

Mia Hansen-Love concorre à Palma de Ouro com Bergamn Island, filme produzido pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira. Benedetta, de Paul Verhoeven, o retrato de uma freira homossexual ambientado no século 15 e baseado em fatos reais, e “A Crônica Francesa”, de Wes Anderson, filmado no sudoeste da França e estrelado por Bill Murray, Tilda Swinton, Timothée Chalamet e Adrien Brody, já haviam sido anunciados na seleção oficial. 

O festival será aberto com “Annette”, do francês Leos Carax e estrelado por Adam Driver e Marion Cotillard, que interpretam um casal glamouroso de estrelas cuja vida muda com a chegada de sua primeira filha. A atriz e diretora norte-americana Jodie Foster receberá a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes, 45 anos depois de ser convidada pela primeira vez ao evento como uma das integrantes do elenco de “Taxi Driver”. 

Celine Song, Greta Lee e o transitar de dois mundos em ‘Vidas Passadas’ 

Indicado aos Oscars de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, “Vidas Passadas” coloca em um confronto mais emocional do que literal duas versões de uma mesma pessoa, representadas por um amor de ontem e um amor do agora. O primeiro longa dirigido por Celine Song...

Martin Scorsese e o sentimento de culpa em ‘Assassinos da Lua das Flores’

“Assassinos da Lua das Flores” é um projeto especial para Martin Scorsese. A exemplo de outros títulos em sua filmografia, este também chegou às telas depois de um longo período de gestação. Mas valeu a espera, e não pelas dez indicações ao Oscar que recebeu...

Wagner de Assis e o desafio de ‘Nosso Lar 2’ dialogar sobre fé em um Brasil rachado

Parece que foi em outra vida, mas, há 14 anos "Nosso Lar" chegava aos cinemas brasileiros e atingiu impressionantes 4 milhões de espectadores. O país atravessava um período de normalidade democrática, otimismo por conta do crescimento econômico e a extrema direita...

Felipe Lopes: “colocar as obras da Vitrine no circuito comercial é um trabalho de guerrilha” 

O Matapi – Mercado Audiovisual do Norte teve o melhor painel da edição 2023 na sexta-feira (24) na conversa que reuniu quatro das principais distribuidoras independentes do Brasil. Argel Medeiros (Olhar Filmes), Felipe Lopes (Vitrine Filmes), Yasmin Chiden...

José Kaeté e os legados da campanha de impacto do documentário ‘O Território’

Disponível no Disney+, “O Território” foi um dos documentários mais celebrados de 2022. Coprodução EUA e Brasil, o longa dirigido por Alex Pritz acompanha a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau para não ter a terra invadida por pessoas interessadas na extração ilegal...

‘The Crown’: Jonathan Pryce e Khalid Abdalla falam das descobertas e emoções da última temporada

O mundo começou a dar adeus a uma das produções de maior sucesso de público e crítica da Netflix. Lançada com muita pompa e o título de série mais cara produzida pelo serviço de streaming, “The Crown” conseguiu manter o interesse dos espectadores por seis temporadas,...

Elizabeth Debicki e o desejo de realçar a inteligência da Princesa Diana em ‘The Crown’

O mundo começou a dar adeus a uma das produções de maior sucesso de público e crítica da Netflix. Lançada com muita pompa e o título de série mais cara produzida pelo serviço de streaming, “The Crown” conseguiu manter o interesse dos espectadores por seis temporadas,...

Antonia Pellegrino e os desafios do processo de reconstrução da EBC

As notícias vindas da Argentina após a eleição do anarcocapitalista Javier Milei relembraram períodos difíceis para quem trabalha no setor audiovisual brasileiro. A informação de que futuro presidentes do hermanos pretende privatizar a Telám, a TV pública do país, e a...

Daniel Bandeira no Matapi 2023: “o cinema de gênero é capaz de traduzir as inquietações do Brasil”

O diretor pernambucano Daniel Bandeira teve a honra de abrir o primeiro dia de atividades da sexta edição do Matapi – Mercado Audiovisual do Norte. Ele ministrou a masterclass “Construindo Narrativas” em que abordou aspectos de como contar boas histórias,...

Uma Conversa com Sofia Coppola e Cailee Spaeny sobre ‘Priscilla’

Em 1985, Priscilla Presley resolveu contar seu lado da história no livro “Elvis e Eu”, escrito em parceria com Sandra Harmon. A obra chegou a ser adaptada para a TV e, quase quatro décadas depois, o livro ganha o tratamento cinematográfico, pelas mãos de Sofia...