De um suspense de crime baseado em memórias a um drama com zumbis encenado em uma pequena cidade dos EUA, passando por retratos das vidas de uma bailarina e um cantor, o Festival de Cinema de Tribeca 2015 traz uma mostra variada de filmes junto com espetáculos ao vivo de dança, música e comédia.

Desde que teve início há mais de uma década, o festival se tornou um local privilegiado para filmes independentes e documentários, assim como uma plataforma de lançamento para novos talentos e uma zona de testes para cineastas inovadores.

“Não tínhamos ideia do caminho particular que isso tomaria”, disse Robert De Niro, ator vencedor do Oscar e cofundador do festival. “Estamos felizes que tenha durado todo esse tempo, e minha esperança sempre foi que se tornaria parte da tradição de Nova York.”

“Live From New York!”, um documentário sobre o programa noturno de humor da rede NBC “Saturday Night Live”, abre o festival na quarta-feira.

Cerca de 100 longas serão exibidos até o fim do festival, que será encerrado com uma sessão de “Os Bons Companheiros”, em comemoração aos 25 anos do filme.

“A Ballerina’s Tale”, sobre o solista do American Ballet Misty Copeland, será seguido por um apresentação de dança especial, e a exibição de “Mary J. Blige – The London Sessions” será seguida por um concerto da cantora.

“A ideia é estender a experiência cinematográfica”, disse Genna Terranova, diretora do festival.

Tribeca vai comemorar o centenário do nascimento de Frank Sinatra com a exibição de três de seus filmes e apresentações ao vivo de Tony Bennett, entre outros. Os integrantes ainda vivos da trupe de comédia Monty Python também vão se reunir para comemorar o 40º aniversário de “Monthy Python e o Cálice Sagrado”.

“Queremos olhar adiante, porque somos um festival ligado à inovação”, disse Terranova. “Mas ao mesmo tempo estamos olhando para trás e pagando nossos tributos ao organizar esse eventos especiais.”

O festival apresentará 67 estreias mundiais, incluindo “Maggie”, em que Arnold Schwarzenegger interpreta um fazendeiro cuja filha é infectada por um vírus zumbi.

De Niro, a produtora Jane Rosenthal e o investidor Craig Hatkoff idealizaram o festival como um meio de revitalizar o bairro nova-iorquino de Tribeca após os ataques de 2001 contra o World Trade Center.

da Agência Reuters