O Festival Internacional de Cinema de Brasília começa hoje (6) no Distrito Federal. O filme argentino “O Clã”, de Pablo Trapero, abre o evento, que segue até o dia 15 de novembro no Cine Brasília e no Cine Cultura Liberty Mall.

Ao todo, serão exibidas 16 produções inéditas, dentre filmes de ficção e documentário. Produções de países diversos como Bélgica, Alemanha, Cuba, França e outros fazem parte da programação, que pode ser conferida na íntegra no link biffestival.com.

Além das mostras competitivas e mostras paralelas, o festival também homenageará o cineasta argentino Luis Puenzo, que ministrará uma palestra e participará de debate sobre sua filmografia no dia 14 de novembro.

O Festival contará com o primeiro filme latino-americano a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. “A História Oficial” (Argentina/1985) virá acompanhado de seu roteirista e diretor Luis Puenzo. É dele também o filme que encarrará o evento no dia 15 de novembro, “A história oficial”. Esse foi o primeiro filme latino-americano a receber o Oscar de melhor filme estrangeiro e que completa 30 anos de lançamento em 2015.