Um dos festivais de cinema mais tradicionais de São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes chega este ano à sua 42ª edição. No próximo dia 6 de abril, o Cinesesc da rua Augusta faz a sua cerimônia de abertura e premiação dos escolhidos por crítica e público nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, roteiro, atriz, ator e melhor documentário para os longas brasileiros; e melhor filme, direção, ator e atriz para os obras estrangeiras. Depois da cerimônia de abertura, será exibido o documentário Yorimatã, de Rafael Saar, sobre as cantoras Luhli e Lucina, surgidas no movimento hippie dos anos 70.

A programação do festival inclui 47 filmes, sendo 29 estrangeiros e 18 nacionais, que serão exibidos do dia 7 a 27 de abril no Cinesesc. O festival conta também com sua versão itinerante, que ocorre de 3 a 31 de maio nas unidades do Sesc e, Bauru, Birigui, Catanduva, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Caetano, São Carlos, Sorocaba e Taubaté.

Entre outros, o festival vai dar uma última chance no cinema a filmes como Que horas ela volta?, de Anna Muylaert; Mad Max: Estrada da fúria, de George Miller; O sal da terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado; Mia madre, de Nanni Moretti; Chico: Artista brasileiro de Miguel Faria Jr.; e Ausência, de Chico Teixeira. Em sessões da meia-noite, serão exibidos longas clássicos premiados desde as primeiras edições, como Gritos e sussurros, de Ingmar Bergman, e Ligações perigosas, de Stephen Frears. Às 11h de todos os domingos, ao longo do festival, acontece também o Cineclubinho, com filmes infantis que também foram escolhidos por público e crítica como os melhores de 2015.

Audiodescrição

Além das exibições, o evento conta com debates e conversas com convidados especiais sobre diferentes temas relacionados ao cinema. Serão dois Seminários da Crítica e ainda duas edições especiais do Cinema da Vela. Todas as sessões do festival exibidas no CineSesc terão audiodescrição e legendas open caption. Os recursos são utilizados para incluir pessoas com deficiência visual e auditiva.

Para maiores informações e a programação em breve, acesse o site oficial do festival.

do site Filme B