Com imagens do passado e presente que se unem para ilustrar cartas imaginárias pessoais e íntimas a um amor impossível, “Uma Noite sem Saber de Nada” nos apresenta L., uma estudante de cinema indiana. O filme-ensaio, longa de estreia da realizadora Payal Kapadia, foi o vencedor do Prêmio Olhar de Melhor Filme do 11º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que, depois de dois anos em formato online, voltou novamente às salas de cinema. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de quarta-feira (8), no Cine Passeio.

Ainda na Mostra Competitiva, o filme-performance de João Vieira Torres, “Mal di Mare”, rodado na Bienal de Veneza de 2019, recebeu o Prêmio Olhar de Melhor Curta-Metragem. A veterana portuguesa Rita Azevedo Gomes recebeu o Prêmio Contribuição Artística pela direção do longa “Trio em Mi Bemol”, e “Freda”, da haitiana Gessica Généus, o Prêmio Especial do Júri. A coprodução do Haiti, França e Benim também foi a escolhida pelo Júri da Crítica, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), e levou o Prêmio do Público.

Os filmes brasileiros “7 Cortes de Cabelo no Congo”, de Luciana Bezerra, Gustavo Melo e Pedro Rossi, e “Garotos Ingleses”, de Marcus Curvelo, também foram premiados na noite, assim como os títulos “O Hábito de Habitar”, de Nicolás Pérez, e “Upa! Neguinho”, de Douglas Carvalho dos Santos, ambos da Mostra Mirada Paranaense, reconhecidos com o Prêmio AVEC-PR.

Já na Mostra Novos Olhares, os destaques foram para a produção chinesa “Jet Lag”, de Xinyuan Zheng Lu, e o sul-africano “Grace Tomada Única”, de Lindiwe Matshikiza, que receberam os prêmios de Melhor Longa-Metragem e Menção Honrosa, respectivamente. “Poeta”, filme cazaque de Darezhan Omirbayev, recebeu o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Outros Olhares.

O festival continua para aqueles que não puderam vir a Curitiba ou quiserem conferir os filmes de casa. A programação online está disponível aqui para locação até às 23h59 do dia 9 de junho. O valor do aluguel de cada filme é de R$ 6.

De volta ao presencial, depois de dois anos de distanciamento, o Olhar de Cinema voltou a ocupar novos espaços da cidade. Além do Cine Passeio, que já integrou a programação da 9ª edição, neste ano, as sessões também aconteceram na Cinemateca, no Teatro da Vila, no Museu Oscar Niemeyer e no Cinemark Shopping Mueller. A programação paralela contou com a volta de atividades tradicionais do festival, como o CURITIBAlab e o Seminário de Curitiba e houve programação para o público que esteve presente no local e aqueles que acompanharam tudo de casa.

com informações de assessoria