Um filme islandês sobre dois irmãos criadores de ovelhas que não se falaram por 40 anos, mas são unidos novamente por um surto de uma doença que ameaça seus rebanhos, ganhou o prêmio “Un Certain Regard” no festival de cinema de Cannes neste sábado (23).

“Hrutar” (Carneiros), do diretor Grimur Hakonarson, levou o principal prêmio entre um grupo de 19 filmes que concorriam na segunda competição mais importante do festival. Os filmes são escolhidos para mostrar técnicas de filmagem e tendências em diversas culturas e países ao redor do mundo.

A presidente do júri, Isabella Rossellini, disse que assistir aos concorrentes “é como voar sobre o planeta e ver todos seus habitantes e suas emoções”.

“Eu não esperava isso. Estou no céu”, disse o diretor Hakonarson.

O filme se passa em uma área remota da Islândia, entre criadores de ovelhas cuja subsistência está ameaçada por uma doença que é fatal para os animais e que requer que todos os rebanhos sejam sacrificados, mas o diretor disse acreditar que o enredo tem impacto sobre qualquer pessoa.

“Acredito que seja uma história universal. É uma história sobre conflitos de família, mesmo sendo um filme islandês, que parece tocar os corações dos espectadores”, disse ele.

Os vencedores da competição principal serão anunciados no domingo.

da Agência Reuters