Respeitando a tradição de ser um dos eventos de cinema mais politizados do país, o Festival de Brasília terá como filme de abertura “Domingo”, novo longa-metragem do diretor Fellipe Barbosa. A produção mostra a reação de uma rica família gaúcha à posse de Lula no dia 1 de janeiro de 2003 na Presidência da República. O elenco conta com nomes como Camila Morgado e Augusto Madeira. As informações são do site Adoro Cinema.

O filme de encerramento mantém o tom politizado: “América Armada”, de Alice Lanari e Pedro Asbeg. O documentário mostra o panorama da violência no Brasil e a escalada crescente nos últimos anos, fazendo comparações com os contextos de países como Colômbia e México.

O Festival de Brasília terá o prêmio Leila Diniz como uma das novidades em 2018. A honraria com o nome de uma das maiores atrizes do cinema nacional será dado as grandes mulheres do audiovisual brasileiro. A diretora e atriz Íttala Nandi (O Bandido da Luz Vermelha) e a montadora Cristina Amaral vão as primeiras a ganharem o troféu. O evento acontece entre os dias 14 e 23 de setembro.