Em plena discussão sobre a falta de diversidade na Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Festival de Sundance deixou o recado com a premiação deste ano. “The Birth of a Nation” venceu os prêmios de Melhor Filme tanto pelo júri quanto do público. A Fox Searchlight comprou a produção por US$ 17 milhões e aposta no projeto como um dos principais candidatos para o Oscar 2017.

Dirigido por Nate Parker, “The Birth of a Nation” é ambientado em 1831 e mostra a história do ex-escravo Nat Turner (Nate Parker) que não suporta mais ver seu povo sofrendo nas mãos dos brancos. Ele então usa o poder da Bíblia para liderar um movimento em nome da liberdade de todos, gerando a dura retaliação de seus donos.

A dupla Daniel Scheinart e Daniel Kwan ganhou o prêmio de Melhor Direção pelo trabalho em “Swiss Army Man”, enquanto Chad Hartigan, por “Morris From America”, venceu em Melhor Roteiro. Pelo desempenho em “Spa Night”, Joe Seo foi a revelação do festival. Markees Christmas, em “Morris From America” e Melanie Lynskey, por “The Intervention”, foram premiados pelos trabalhos de atuação.