O drama de época “Stonewall“, projeto do diretor Roland Emmerich (“Independence Day”) tem sido duramente criticado pela comunidade LGBTT. O motivo? Após a divulgação do primeiro trailer do longa que aborda uma importante página da luta dos direitos dos homossexuais,  o filme foi acusado de “whitewashing”, termo que designa a substituição de personagens negros por brancos.

No trailer, vemos um jovem branco chamado Danny (Jeremy Irvine) liderando um momento emblemático dos protestos no Stonewall Inn, no qual os conflitos entre membros da comunidade LGBTT e a polícia. O problema é que tanto o protagonista da cena quanto os participantes são majoritariamente brancos, o que, do ponto de vista histórico, é completamente equivocado. O local foi um ponto de encontro de diversas minorias norte-americanas, como latinos e negros, tendo entre os personagens chave dos protestos os transgêneros Sylvia Rivera e Marsha P. Johnson.

Para piorar a situação, o personagem de Irvine faz, no trailer, o gesto simbólico comumente associado à Johnson, que é negra: o ato de jogar a primeira pedra contra a ação violenta da polícia durante os protestos. Por conta disso, várias petições online pedem o boicote ao filme. Uma delas conta com mais de 13 mil assinaturas e pede ao público para “não apoiar um filme que apaga a história“, enquanto que outras frisam que o filme “apaga as contribuições das pessoas não-caucasianas enquanto ativistas”.

O diretor Roland Emmerich, que é homossexual assumido, defendeu seu filme dizendo que traz um retrato múltiplo dos envolvidos. “Há drag queens, lésbicas, temos todos no filme porque queremos mostrar um retrato variado da comunidade gay”, afirmou ele ao site Vulture. Ele também se pronunciou em sua página do Facebook: “entendo que após o trailer houve preocupações iniciais sobre o envolvimento do personagem Danny, mas quando o filme chegar aos cinemas, o público verá que ele honra os ativistas que estavam lá”.

“Stonewall” estreia nas salas de cinema norte-americanas em 25 de setembro. Não há data confirmada de lançamento no Brasil.