É a vez do cinema português ganhar força no Cine & Vídeo Tarumã. O cineclube da Universidade Federal do Amazonas exibe três produções lusitanas nesta semana.  As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus.

Dirigido por Ruben Alves, o aclamado “A Gaiola Dourada” abre a programação nesta segunda-feira (27). O filme com Joaquin de Almeida no elenco traz a história de um casal português que vive há 30 anos em um edifício em Paris. Ela, porteira, e ele, zelador do prédio. Ao conseguirem condições de realizar o sonho de retornar a Portugal, eles precisam lidar com o papel indispensável que assumiram no cotidiano de seus vizinhos.

Quarta-feira (29) é a vez “Portugal S.A”. do diretor Ruy Guerra. A produção mostra Jacinto Pereira Lopes (Diogo Infante), o administrador de um importante grupo econômico e casado com Rosa (Ana Bustorff), uma mulher medíocre porém ambiciosa. Uma grande paixão enquanto jovem, Fátima (Cristina Câmara), e dois políticos – um ministro e um opositor – querem descobrir informações sobre o patrão para quem Jacinto trabalha. Dividido, Jacinto tenta resistir às pressões, num ambiente de caos familiar, em que a mulher o incentiva a ser ambicioso e o engana com outros homens. Sentindo-se traído e usado por todos, Jacinto decide tomar o destino nas próprias mãos, passando a jogar com as mesmas regras que os outros.

Elogiado ao redor do mundo, “Tabu”, de Miguel Gomes, encerra a programação no próximo dia 1º de julho. Filmado em preto e branco, o filme acompanha três mulheres vivendo no mesmo andar de um prédio: uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filmes de aventura.