A 20th Century Fox Film e o American Film Institute (AFI) anunciaram essa semana uma parceria para aumentar o número de mulheres à frente de projetos de grandes estúdios. O AFI proverá diretoras de seu programa de treinamento voltado ao público feminino, o AFI Conservatory Directing Workshop for Women (DWW), que poderão dirigir curtas-metragens baseados em filmes de franquias da Fox. Para tanto, as diretoras terão acesso aos recursos técnicos e propriedade intelectual do estúdio.

“A escassez de diretores do sexo feminino não é uma questão de paixão ou talento”, disse o presidente e CEO da 20th Century Fox Film, Stacey Snider. “Em vez disso, muitas vezes é uma questão de acesso e recursos. Estamos animados para oferecer isso a mulheres cineastas talentosas que, em seguida, poderão crescer a partir dessa experiência de trabalho prático”. Bob Gazzale, Presidente e CEO da AFI , diz que o instituto acredita que essa colaboração com a Fox afetará profundamente o ramo da arte e entretenimento.

Na iniciativa Fox/AFI, serão selecionadas entre 35 e 50 mulheres; destas, dez finalistas apresentarão originais aos executivos da 20th Century Fox, e eles escolherão no mínimo uma cineasta para transformar o conceito apresentado em um curta. A expectativa é positiva, uma vez que o programa de diretoras da AFI já revelou talentos como Sarah Gertrude Shapiro, co-criadora da aclamada série televisiva “UnREAL”, e a diretora Lesli Linka Glatter, que já recebeu quatro indicações ao Emmy pelas séries “Mad Men” e Homeland”.