Se você curte mesmo cinema, o filme “O Grande Lebowski“, dos irmãos Coen, é um cult bem conhecido. O hippie personagem-título, interpretado por Jeff Bridges, virou objeto de culto com o Lebowski Fest, um festival no qual rola cinema ao ar livre, competição de boliche e músicas dos anos 1960, ou seja, tudo que o anti-herói curte. O evento foi criado por Will Russell nos EUA, e porque o mundo é um lugar bem irônico, ele foi preso essa semana por fumar maconha no estacionamento de um boliche.

Russell foi liberado em seguida e, bem ao estilo do “The Dude” Lebowski, postou no seu perfil da rede social Facebook: “Não se preocupem. Fiquem felizes por mim”. Ele também pediu desculpas pela reação agressiva no momento em que foi abordado pelos policiais, o que lhe rendeu uma acusação de resistência à prisão.

O Lebowski Festival acontece em várias cidades dos EUA, como Seattle, San Francisco, New York, Las Vegas, além de algumas cidades europeias como Lisboa, em Portugal. Na sua cidade natal, Louisville, EUA, o evento aconteceu nos dias 10 e 11 de julho e contou não apenas com o tradicional boliche e exibição do filme de 1998, mas também com venda de diversos produtos, como o livro escrito por Russell, “I’m a Lebowski, You’re a Lebowski: Life, The Big Lebowski, and What Have You“.