Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano, “I, Daniel Blake”, de Ken Loach, será lançado no dia 23 de dezembro nos EUA em circuito limitado. Para quem pensa se tratar de uma estratégia suicida em termos de bilheteria por estar próximo ao Natal, está muito enganado. O longa britânico busca viabilizar uma candidatura ao Oscar 2017. As informações são do site da Variety.

Qualquer filme que deseje concorrer ao Oscar 2017 precisa ser lançado em, pelo menos, um cinema em sessão comercial na região de Nova York ou Los Angeles até o dia 31 de dezembro. Desta maneira, os estúdios preparam lançamentos menores para apostar em maiores estreias após as indicações ao prêmio da Academia.

Em “I, Daniel Blake”, após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, o personagem-título vivido por Dave Johns busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital. Numa de suas várias idas a departamentos governamentais, ele conhece Katie (Hayley Squires), a mãe solteira de duas crianças, que se mudou recentemente para a cidade e também não possui condições financeiras para se manter. Após defendê-la, Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.

A Sundance Selects é a responsável por distribuir o filme nos EUA. O grupo conseguiu emplacar dois longas na disputa de melhor atriz nos últimos anos: Marion Cottilard, em “Dois Dias, Uma Noite” (2014) e Charlotte Rampling, em “45 Anos” (2015).