O Cine&Vídeo Tarumã inicia 2016 apostando na comida. A gastronomia é o tema dos filmes desta semana. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

O filme que abre a programação, na segunda-feira, dia 11, é o A 100 Passos de um Sonho, do diretor sueco Lasse Hallström. No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos. Indicado ao prêmio de Melhor Atriz em Comédia ou Musical no Globo de Ouro.

Na quarta-feira, dia 13, será exibido o filme O Tempero da Vida, do diretor turco Tassos Boulmetis. No filme, Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor. O filme ganhou 10 prêmios no Festival de Cinema de Thessaloniki.

Finalizando a semana, na sexta-feira, dia 15, o filme Os sabores do Palácio, do diretor francês Christian Vincent. Baseado na história real da chef Danièle Mazet-Delpeuch. Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue contornar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, pois os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas. Indicado ao prêmio de Melhor Atriz nas premiações César Awards e Lumiére Awards.