Apesar de todo favoritismo para “Nasce Uma Estrela” e o forte discurso social dos outros três concorrentes, “Bohemian Rhapsody” levou a categoria de Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 2019. Nem mesmo a confusão da troca de diretores durante as gravações foi suficiente para deixar o filme fora da disputa e também dos ganhadores.

Com expectativas adversas, a vitória provavelmente ocorreu devido à popularidade do grupo musical liderado por Freddie Mercury. A própria atuação de Rami Malek como protagonista foi um dos pontos altos do filme ao dar vida às irreverências do cantor. O apelo popular e a lembrança do grupo que obteve seu auge nos anos 1980 definitivamente mostraram a força para que ele ganhasse na categoria. Além disso, devido às polêmicas envolvendo estupro e pedofilia, o diretor Bryan Singer ficou de fora das indicações, sendo o prêmio de Melhor Filme uma forma compensação desta ausência.

Todo imbróglio durante a produção ofuscou a divulgação do filme, assim, esta conquista deve dar força às indicações de Rami Malek no SAG Awards e Critic’s Choice Awards, confirmando sua participação no Oscar. As categorias técnicas como Melhor Design de Produção e Melhor Pentenado e Maquiagem também devem ser lembradas, ambas pela ambientação e reprodução de momentos icônicos do grupo como o show Live Aid.

Dentre todos os indicados, acredito que este foi o resultado que menos fez jus a categoria. As qualidades que sustentam o longa não são suficientes para justificar sua indicação ou vitória como Melhor Filme de Drama, com concorrentes como “Nasce Uma Estrela” e “Infiltrado na Klan”, a escolha se apresenta um verdadeiro infortúnio.

Nota: Chega a ser até irônico que os dois favoritos na categoria de drama (“Nasce Uma Estrela” e “Bohemian Rhapsody”) possuam vertentes musicais, considerando que exista outra categoria para estes.