Como pode o vencedor da principal categoria do Globo de Ouro 2014 sair da festa com o gosto amargo de ser ameaçado? “12 Anos de Escravidão” levou duros golpes na festa da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood ao perder em todas as categorias de atuação. Para piorar, o maior rival, “Trapaça”, saiu consagrado com três prêmios e embola a corrida rumo ao Oscar.

“12 Anos de Escravidão” tinha um caminho mais fácil na busca pelos prêmios do Globo de Ouro. Os dramas de 2014 pouco ameaçavam o longa de Steve McQueen: “Gravidade” sofre com roteiro pobre, “Capitão Phillips” é o coadjuvante da temporada de premiações, enquanto “Rush” e “Philomena” serviam para completar a lista. A vitória na categoria de filme era mais do que esperada. Porém, os golpes vieram nas atuações.

O peso de Michael Fassbander como um dos melhores da geração atual deveria garantir uma conquista tranquila como coadjuvante. Eis que surge Jared Leto em “Dallas Buyers Club”e estraga a festa. Já Chiwetel Ejiofor despontou nas últimas semanas como o principal candidato a melhor ator. A grande fase vivida por Matthew McConaughey derrubou as pretensões e entregou mais uma derrota surpresa para “12 Anos de Escravidão”. Por fim, o único embate direto com “Trapaça” na categoria de atriz coadjuvante terminou com a vitória de Jennifer Lawrence contra Lupita Nyong’o.

A trajetória de “Trapaça”, aliás, era muito mais dura no gênero comédia/musical. A força dos irmãos Coen criava uma aura sobre “Inside Llewyn Davis”, “Nebraska” caiu nas graças dos críticos americanos e o diretor Alexander Payne é uma figura sempre lembrada nas premiações, já “Ela” e “O Lobo de Wall Street” cresceram nas últimas semanas perante a imprensa e o público. Mesmo assim, o longa de David O. Russell não deu chances e ficou com o prêmio. Além da conquista de Lawrence, Amy Adams conseguiu uma vitória importante como melhor atriz de comédia/musical. Afinal de contas, a disputa era somente contra Meryl Streep na inacreditável indicação dela pelo DRAMA “Álbum de Família”.

Reflexos no Oscar

Todo esse cenário abre um panorama de acirramento na disputa entre “12 Anos de Escravidão” e “Trapaça” na busca pelo Oscar 2014. A expectativa é que a Fox Searchlight (estúdio por trás de “Escravidão”) e The Weinstein Company (estúdio de “Trapaça”) intensifiquem as campanhas publicitárias para levar a preferência dos votantes da Academia. “Gravidade” corre bem por fora, mas, quem sabe uma vitória do favorito Alfonso Cuarón como melhor diretor não ajuda?

Se Cate Blanchett já levou a estatueta de melhor atriz, as outras categorias de atuação estão mais que abertas. As conquistas de Matthew McConaughey (“Dallas Buyers Club”) e Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street”) no Globo de Ouro colocam ambos em pé de igualdade com Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão) na disputa por ator principal. Entre os coadjuvantes, Leto X Fassbander e Lawrence X Lupita podem apontar para o rumo do vencedor de Melhor Filme.

“Frozen” não teve concorrentes de peso no Globo de Ouro. Porém, o mesmo não se repetirá no Oscar. Isso porque a animação da Disney enfrenta somente a despedida de Hayao Miyazaki dos cinemas com “Vidas ao Vento”. Já “A Grande Beleza” deve levar o Oscar para a Itália, pois, a vitória na noite de domingo contra o forte “Azul é a Cor Mais Quente” (fora da categoria de Melhor Filme Estrangeiro) o credencia como franco favorito.

As indicações ao Oscar saem no dia 16 de janeiro e a festa com a entrega dos prêmios será em 2 de março.

PS: não sou ingênuo em saber que o Globo de Ouro ou o Oscar são premiações em que o caráter artístico não chega a ser o fator preponderante na escolha dos melhores do cinema. As campanhas de marketing e o conservadorismo dos jurados deixam obras importantes sem reconhecimento necessário. Porém, são eventos importantes dentro do calendário do cinema e valem ser analisados.

VENCEDORES DO GLOBO DE OURO 2014

Melhor Filme de Drama – 12 Anos de Escravidão

Melhor Filme de Comédia/Musical – Trapaça

Melhor Diretor – Alfonso Cuarón, de Gravidade

Melhor Ator de Drama – Matthew McConaughey, por Dallas Buyers Club

Melhor Ator de Comédia/Musical – Leonardo DiCaprio, por O Lobo de Wall Street

Melhor Atriz de Drama – Cate Blanchett, por Blue Jasmine

Melhor Atriz de Comédia/Musical – Amy Adams, por Trapaça

Melhor Ator Coadjuvante – Jared Leto, por Dallas Buyers Club

Melhor Atriz Coadjuvante – Jennifer Lawrence, por Trapaça

Melhor Animação – Frozen

Melhor Filme Estrangeiro – A Grande Beleza (Itália)

Melhor Roteiro – Ela

Melhor Trilha Sonora – All is Lost

Melhor Canção Original – Ordinary Love (U2), por Mandela