O governador José Melo divulgou, nesta sexta-feira (20), corte nos recursos destinados à Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC). A suspensão de verbas para patrocínios a eventos culturais, esportivos e de turismo, estimados em R$ 35 milhões, está entre as ações. A medida, segundo a gestão estadual, visa uma economia de R$ 500 milhões nos cofres públicos. As informações são do Governo do Estado.

“Ou eu faço as atividade culturais ou reduzo na metade os serviços do 28 de Agosto. Ou eu faço essas atividades ou reduzo a um terço a capacidade do Pronto Socorro João Lúcio. Quero dizer a vocês que a minha decisão, enquanto governador, foi manter a essência dos serviços. Na área de saúde, aqueles serviços que precisavam ser feitos a luz da nova realidade etária da cidade de Manaus foram ampliados”, declarou José Melo em coletiva à imprensa.

 O secretário Estadual de Cultura, Robério Braga ressaltou que os cortes serão apenas nos eventos e não atingirão as atividades nem os empregos dos corpos estáveis e espaços culturais e sociais da secretaria na capital e no interior. “As atividades que dependem de patrocínio, apoio cultural de infraestrutura e logística nesse momento é que deixarão de tê-los”, disse o secretário ao listar que as medidas devem alcançar cerca de 30 eventos na capital e no interior.