Os cinéfilos do Líbano terão uma dificuldade enorme para ver o novo filme de Steven Spielberg e forte candidato ao Oscar 2018. O órgão responsável pela censura no país impediu a estreia de “The Post – A Guerra Secreta” nas salas de exibição do país. A decisão final caberá ao ministro do interior e municipalidades que pode revogar a medida. As informações são do site The Hollywood Reporter.

O motivo da censura seria a ligação de Steven Spielberg com a causa judia, especialmente, com “A Lista de Schindler”. O filme ganhador do Oscar teve cenas gravadas em Jerusalém. A cidade vem sendo alvo de polêmica neste ano desde o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, reconhecer o local como a capital de Israel, contrariando a comunidade muçulmana. Pesa a favor do diretor, porém, que “O Bom Gigante Amigo” e “Ponte dos Espiões” estrearam sem problemas no Líbano.

Com estreia prevista para o dia 18 de janeiro, “The Post” não foi o único importante filme de Hollywood censurado no Líbano. “Mulher-Maravilha” também não estreou no país. A presença da israelense Gal Gadot foi o motivo alegado pelos censores.