Trabalho tão contestado por boa parte do público, os críticos de cinema são capazes de trazer ‘luz’ aos espectadores sobre os filmes que assistem, longe daquela análise puramente emocional de 90% das pessoas que assistem um filme.
Embasados por conhecimentos técnicos a partir de estudos sobre técnicas da sétima arte, além de horas e horas vendo longas, médias e curtas-metragens dos mais diversos países, artistas e orçamentos, estes profissionais colocam em seus textos visões que possibilitam a ampliação dos limites de uma obra cinematográfica.
O Brasil possui uma extensa gama de renomados críticos de cinema. Por isso, o Cine Set apresenta nomes (e mais um do cenário local) que fazem essa profissão ser muito mais do que um ‘simples cara chato falando mal dos outros’ ou um mero “orientador cultural”.
De longe, o mais polêmico de todos. Em uma brilhante entrevista para o site Criticos.com.br, Vianna apresenta opiniões que poucos teriam coragem de defender: clássicos como “Roma, Cidade Aberta”, “Os Incompreendidos”, “A Doce Vida” e “Laranja Mecânica” são detonados, assim como Glauber Rocha e Jean Luc-Godard, além de ser um claro defensor do cinema norte-americano clássico. Para completar, como não adorar um sujeito desses:
Como se deve formar pessoas para começar a escrever sobre cinema?
AMV: Acho que é preciso fazer faculdade de Medicina, Direito e Engenharia, por exemplo. Mas não vejo necessidade em se fazer faculdade de Jornalismo e Cinema.
Presente na última edição do Amazonas Film Festival 2012, Sabadin é um dos mais talentosos nomes da crítica brasileira, tendo passado por jornais como “O Estado de São Paulo” e “Folha de São Paulo”, além de ter sido um dos pioneiros nas análises de filmes na televisão. Atualmente, trabalha no site ‘Cineclick’.
Atual editora e responsável pela seção de cinema da Veja, Boscov já provocou muitas polêmicas por causa de suas críticas nos últimos anos, principalmente, devido ao fato delas refletirem o pensamento ideológico e político da revista (a análise do filme “V de Vingança” é o mais clássico de todos). À parte disso, é uma das mais experientes profissionais do país, tendo passado pela ‘Folha de São Paulo’ e Revista Set, além de conseguir, mesmo em curtos espaços, fazer boas análises dos principais lançamentos do cinema mundial.
Importante nome da difusão cultural no Amazonas, Marinho conseguiu ser um dos pioneiros na crítica cinematográfica do Estado. Cinéfilo de carteirinha, ele escreveu, durante anos, suas opiniões sobre os filmes em cartaz nos principais jornais de Manaus, sendo uma voz única na análise fílmica no Amazonas.
Luiz Carlos Merten e Luiz Zanin
Ambos do ‘Estadão’, estes dois monstros da crítica cinematográfica do país conseguem levar a um dos maiores jornais do Brasil análises sensíveis e de profissionais antenados com o que acontecem tanto no mercado nacional, americano e do restante do mundo. Também dirigiu os documentários “Alô, Alô, Terezinha” e “Caro Francis”.
Além de passar pelos principais veículos de comunicação do Brasil (“Veja”, “IstoÉ”, “O Globo”, “Manchete”, “Jornal do Brasil”…), Hoineff foi o responsável pela criação da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, uma das mais importantes do país.
Principal nome da crítica cinematográfica na Internet brasileira, Pablo Villaça consegue fazer algo raro: aliar coesão e simplicidade em textos profundos e complexos. Quem já leu críticas como “Cisne Negro” ou “Magnólia” sabe muito bem o quanto pode se enxergar de um filme a partir das observações deste mineiro criador do site “Cinema em Cena”.
Sem dúvida, o mais conhecido nome entre todos os citados. Ewald Filho é um daqueles sujeitos que parecem uma enciclopédia devido ao amplo conhecimento que possuem do cinema. Apesar das críticas não serem tão aprofundadas e se perderem com o excesso de informações, ainda sim é um nome que merece todo respeito.
Mestre em Cinema/Artes pela Universidade de São Paulo, Rizzo possui uma vasta experiência na área, escrevendo para importantes publicações, como, por exemplo, a Revista Set. Também é apaixonado pelo Jornalismo Esportivo, sendo professor de pós-graduação na área na Faap.
O melhor crítico de cinema na atualidade não foi citado: Octavio Caruso, dos sites cinema.com.br e annaramalho.com.br. Jovem, elegante, um primor.
Estou horrorizada com o baixo nível do filme minha mãe e uma peça 2. A que ponto ridicularizaram o povo brasileiro palavrões exageradamente ditos por estrelas brasileiras . Lamentável.!!!!!!!! Um lixo.
nos anos 70 assisti um filme que se passava em um porta aviões onde um soldado em uma metralhadora derrubava todos os aviões inimigos. no final do filme ele está em um avião sobrevoando sua cidade e lançando algo como noticias em um tubo e morre depois de lançar os mesmos. gostaria se possível descobrir o nome deste filme pois era muito bom