Apesar de “Deserto Particular” e “A Última Floresta” não terem sido selecionados na shortlist do Oscar 2022, respectivamente, em Melhor Filme Internacional e Documentário, o cinema brasileiro ainda tem esperanças de participar da festa: “Seiva Bruta” ainda está na briga por uma das cinco vagas de Melhor Curta-Metragem. A produção dirigida por Gustavo Milan foi gravada em Manaus antes da pandemia da COVID-19.

Protagonizada pela atriz venezuelana Samantha Castillo, “Seiva Bruta” aborda a imigração de venezuelanos para o Brasil, contando a história de Marta, que está vindo para o Brasil e na sua vinda conhece um casal em dificuldades. Eles tem um bebê e Marta tem a capacidade de amamentar. Brenda Moreno, Abilio Torres e Luiz Carlos Vasconcelos também integram o elenco.

PRÊMIOS RUMO AO OSCAR

“Seiva Bruta” conseguiu a qualificação ao Oscar 2022 ao ser consagrado como Melhor Curta-metragem Internacional no SSFF & ASIA 2021, no Japão. Dali em diante, a produção passou por importantes eventos como os festivais de Telluride, San Diego e Rhode Island em 2020, enquanto neste ano esteve na Mostra de Tiradentes e nos festivais de Miami, Brooklyn, Palm Springs, Newport e Kinoforum em São Paulo.

Entre os prêmios estão o Grand Chameleon no Festival de Cinema do Brooklyn, em Nova Iorque; Melhor Curta Latino no Directors Guild of America; Young Director Award – Silver Screen Film School; Melhor Filme de Estudante no Munich Film Awards (Alemanha); Melhor Curta-Metragem no Festival Internacional de Cinema de Rhode Island (Estados Unidos); Melhor Curta Metragem no National Board Review e Melhor Direção no Wasserman Awards, prêmio dado pela Universidade de Nova Iorque (NYU). 

O DIRETOR

Gustavo Milan é um cineasta brasileiro atualmente morando na cidade de Nova York, onde ele cursa o mestrado em filmmaking da New York University Tisch School of the Arts. Gustavo começou a fazer filmes em 2014 depois de se formar na escola francesa de documentários Ateliers Varan, em Paris. Em 2016, ele completou o programa de longa duração em cinematografia da Maine Media Workshops, no Maine (EUA).

Com “Seiva Bruta”, ele ganhou do Directors Guild of America o prêmio de melhor curta metragem latino em 2019. Em 2020, Gustavo também recebeu o prêmio Wasserman Award, considerado o reconhecimento máximo da New York University no campo de direção cinematográfica. 

MAIS CINEMA AMAZONENSE NO CINE SET: