Ganhador de sete Oscars incluindo Melhor Direção para Alfonso Cuáron, “Gravidade” pode ter sido um sucesso de público e bilheteria, mas, não convenceu os cientistas da Nasa nenhum um pouco. Em vídeo da BBC, a produção foi a mais citada entre os longas com maior imprecisão ao lidar com temáticas espaciais na história do cinema. As informações são do site Indiewire.

Críticas relativas à movimentação da personagem de Sandra Bullock no espaço e da calcinha utilizada por ela em vez da fralda usada por astronautas foram citados como problemas. “Tudo o que poderia dar errado aconteceu terrivelmente, terrivelmente mal e esse não é exatamente o sentimento que queremos que todos tenham sobre esse setor”, afirmou um cientista ouvido. “Gravidade” ocorre numa estação espacial remota. O líder da estação e uma colega viajam pela estação espacial quando os outros membros da equipe são dizimados pelos escombros de um satélite que explodiu.

“Armageddon”, de Michael Bay, “Missão: Marte”, de Brian de Palma, e “Planeta Vermelho”, de Antony Hoffman, também foram eleitos, enquanto “Planeta dos Macacos” e . “S.O.S – Tem um Louco Solto no Espaço” receberam menções desonrosas. Por outro lado, os cientistas da Nasa elogiaram “Perdido em Marte”, “Interstellar”, “Estrelas Além do Tempo” e, acima de tudo, “Apollo 13”.