Guillermo Del Toro saiu consagrado do Globo de Ouro 2018 ao vencer a categoria de Melhor Direção pelo trabalho em “A Forma da Água”. Desta forma, ele se junta aos amigos mexicanos Alfonso Cuáron e Alejandro González Iñarritu. Durante a coletiva de imprensa, o cineasta respondeu a uma pergunta com tons de críticas ao presidente dos EUA, Donald Trump. As informações são do site da Variety.

Conhecido pela trajetória com filmes protagonizados por seres fantásticos como, por exemplo, “Hellboy”, “O Labirinto do Fauno” e “Círculo de Fogo”, Guillermo Del Toro foi perguntado se toparia fazer um filme sobre Donald Trump. A resposta foi espirituosa. “Estou interessado em diferentes tipos de monstros”, brincou. “A coisa mais importante sobre uma fábula e conto de fadas é que você pode abordar as coisas de uma maneira mais fácil dentro de uma parábola”, disse.

“A Forma da Água” se passa na década de 1960 e meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria. A muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer).