Produtor consagrado por campanhas avassaladoras no Oscar, Harvey Weinstein está sendo acusado de dezenas de casos de abuso sexual em Hollywood. As atrizes Ashley Judd (“Beijos que Matam”, “Possuídos”, a série “Divergente”) e Rose McGowan (“Pânico” e “Dália Negra”) lideram a lista de vítimas que denunciaram o executivo em uma reportagem bombástica feita pelo The New York Times divulgada nesta quinta-feira (5). As informações são do site da Variety.

Segundo a matéria do NY Times, as acusações reunidas contra o executivo são de mais de três décadas. Os casos foram registrados em entrevistas feitas com funcionárias atuais e antigos das empresas em que Weinstein trabalhou, a Miramax e a Weinstein Company., além de pessoas ligadas à indústria do cinema.

Harvey Weistein chegou a acordos confidenciais com oito vítimas dos crimes para evitar vazamento dos crimes, incluindo, assédio sexual e contato físico indesejável. Os casos incluem uma jovem assistente de Nova York em 1990, uma atriz em 1997, outra assistente em Londres no ano de 1998, uma modelo italiana e novamente uma assistente em 2015.

Ashley Judd revelou ao jornal americano que o caso dela ocorreu há duas décadas. Weinstein a convidou para uma reunião de trabalho no hotel Peninsula Beverly Hills. Ao chegar no local, porém, ela foi convidada para ir até ao quarto do empresário, onde ele estava roupão de banho. O executivo perguntou à atriz se ela poderia fazer uma massagem nele ou se toparia vê-lo tomar banho nu.

Afastamento e terapia

Após as chocantes revelações, Harvey Weinstein, disse que está se despedindo de sua empresa e em busca de terapia. “Eu admito que o jeito que me comportei com colegas no passado causou muita dor e peço sinceras desculpas por isso. Embora eu esteja tentando melhorar, eu sei que tenho um longo caminho a percorrer”, disse Weinstein em uma declaração enviada à imprensa. “Eu me tratei com terapeutas e planejo tirar uma licença da minha empresa e lidar com essa questão de frente”, disse Weinstein.

Weinstein e seu irmão Bob formaram o estúdio de cinema independente Miramax em 1979. Mais tarde, eles venderam e, em 2005, criaram a Weinstein Company.

Weinstein é casado com a designer de moda da marca Marchesa, Georgina Chapman.