Recebi a notícia da morte de Rubens Ewald Filho no meio da arrumação para o lançamento do livro do Cine Set pela Camila Henriques.

A correria e a preocupação em tudo dar certo impediram que o impacto da notícia fosse devidamente processada.

Passado todo o lançamento, a ficha começa a cair: o crítico de cinema mais popular e conhecido do Brasil nos deixou.

O cara dos guias de cinema repleto de dicas e informações preciosas sobre filmes.

O cara com uma memória invejável, sempre sabendo do nome das obras, dos atores, diretores, membros da equipe técnica.

O cara que vi na televisão quando criança, de manhã cedo, falando sobre cinema na Bandeirantes e eu ficava vendo sem entender ainda o motivo daquilo me interessar.

E, claro, o cara do Oscar desde 1985 na televisão brasileira.

Há quem torcesse o nariz para Rubens Ewald Filho por diversos motivos.

Alguns deles justos como, por exemplo, comentários inconvenientes, fora de qualquer análise cinematográfica, e implicâncias bastante pessoais.

Em um deles, ao falar sobre Daniela Vega, atriz de “Uma Mulher Fantástica”, custou a Ewald Filho a presença ao vivo no Oscar.

Esses deslizes, entretanto, não apagam a importância dele.

Rubens Ewald Filho conseguiu levar a crítica de cinema para um público além do cinéfilo.

O modo de explicar as técnicas do cinema e as qualidades de um filme era simples sem ser simplista.

Mesmo falando com um público amplo, Rubens Ewald Filho conseguia manter a acidez e o rigor crítico.

Muito menos tratava o espectador como um bobão, praga da TV atual para falar sobre qualquer assunto, inclusive, o cinema.

Apaixonado pelo cinema, foi muito além da crítica: foi curador dos Festivais de Gramado e Paulínea, além de ter trabalhado como ator e roteirista.

Em 2004, esteve em Manaus para o lançamento e sessão de autógrafos de “O Guia do DVD” durante o Amazonas Film Festival.

Integrante do Cine Set, Ivanildo Pereira conseguiu o exemplar e lembra da simpatia do crítico.

Rubens Ewald Filho deixa um legado fundamental para a crítica cinematográfica no Brasil e caminhos abertos para novas gerações falarem sobre cinema de modo acessível com inteligência e personalidade.

Formas de voltar para casa em ‘A Migração Silenciosa’ e ‘Retorno a Seul’

Há um filme do amazonense Rafael Ramos chamado “Formas de Voltar Para Casa” que explora de forma reflexiva, melancólica e catártica — dado as sensações pós-sessão — as maneiras como podemos retornar ao que consideramos casa. Pensei muito nele enquanto, em momentos...

A retomada da Película em meio ao marasmo do Digital 

O filme é bem filmado. Tem cara de cinema. Tem jeito de cinema. Tudo parece estar no lugar certo. Mas alguma coisa te incomoda. Alguma coisa na tela. Difícil dizer o quê. Mas algo na imagem parece despertar uma reação alérgica em você. Um quê de artificialidade,...

‘Pobres Criaturas’ e a falsa percepção de excesso de sexo no cinema

Dois eventos recentemente me fizeram pensar em sexo, caro leitor... Sexo no cinema. Primeiro, fui assistir a Pobres Criaturas no cinema e notei uma ocorrência curiosa durante o filme. Em breve voltarei a isso. Segundo... Recentemente, o ex-Superman do cinema, o ator...

A transcendência do Carnaval em dois filmes brasileiros

Quem me vê sempre parado, distanteGarante que eu não sei sambarTô me guardando pra quando o carnaval chegar  (“Quando o Carnaval Chegar”, Chico Buarque, 1972) A maior festa popular do Brasil não é nenhuma estranha ao nosso cinema. Lá está o Carnaval, por exemplo, nas...

‘Assassinos da Lua das Flores’ e a manutenção da lógica cruel da branquitude

Reservation Dogs e Assassinos da Lua das Flores são duas obras contemporâneas produzidas pela indústria cultural do audiovisual estadunidense. A primeira é uma série de três temporadas iniciada em 2021, disponível no Star+, e o segundo é um filme de Hollywood. A...

‘Vudu Delivery’ promete satirizar o ódio dos tempos atuais

Começo da noite, final da tarde, fui representando o Cine Set para um casarão próximo da Estação São Paulo–Morumbi onde estavam acontecendo as gravações finais da comédia, “Vudu Delivery”, novo filme do cineasta Alain Fresnot (de “Desmundo” e “Ed Mort”). A missão era...

Um outro olhar sobre ‘A Estratégia da Fome’, de Walter Fernandes Jr.

O último festival Olhar do Norte, em agosto, trouxe alguma justiça para um dos filmes amazonenses mais interessantes dos últimos anos: A Estratégia da Fome, do cineasta Walter Fernandes Jr. Alguma justiça porque a única avaliação artística da obra até aqui havia sido...

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Top 20 Melhor Filme de Ficção – Parte 1

De "Orfeu" a "Aquarius", Caio Pimenta traz a primeira parte dos vencedores do prêmio de Melhor Filme de Ficção do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. https://youtu.be/nQH8VT8ZXZg 22. ORFEU O Cacá Diegues pode ser um gigante do nosso cinema, responsável por clássicos,...

Uma Conversa com a Equipe da Minissérie ‘Amor e Morte’, da HBO 

A fórmula parece irresistível: um dos grandes produtores da história da TV norte-americana, David E. Kelley (“Ally McBeal”, “Big Little Lies”), a grife HBO (ou Max, agora) e uma história de um crime que realmente aconteceu. “Amor e Morte” chegou sob grande...

‘Bem-Vindos De Novo’ e as separações de famílias em busca do ideal da vida próspera

Laços familiares não são tão fáceis de lidar como aparenta ser; há muitas camadas e complexidades que estão para além do elo e do sangue. Os sentimentos envolvidos são muitos e todos se condensam nessa liquidificação que a vida nos coloca. Então, quando acontece uma...