A grave crise humanitária na Europa com a entrada de milhões de pessoas vindas do mundo árabe que tentam fugir da violência do Estado Islâmico está ganhando cada vez mais espaço nos cinemas com inúmeros filmes sobre a temática. Cineclube da Universidade Federal do Amazonas, o Cine & Vídeo Tarumã traz, nesta semana, três produções sobre o assunto. As sessões são gratuitas e acontecem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras, Setor Norte do Campus da Ufam.

Ganhador da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2015, “Dheepan – O Refúgio” abre a programação nesta segunda-feira (21). Dirigido por Jacques Audiard, o filme traz a história de um guerreiro Tamil do Sri Lanka que foge para a França e acaba trabalhando como zelador nos arredores de Paris.

Já na quarta-feira (23) é a vez de “Terra Firme”, de Emanuele Crialese. A produção de 2011 mostra uma família siciliana com uma incômoda situação ao ter que lidar com a chegada de um grupo de imigrantes em sua ilha.

Para fechar a semana, o representante da Itália no Oscar 2017 e ganhador do último Festival de Berlim, “Fogo no Mar” será exibido na sexta-feira (25). Com direção de Gianfranco Rosi, o documentário captura a dinâmica da vida na ilha italiana de Lempedusa, um dos locais da linha de frente na crise imigratória europeia da década de 2010.