Colaborador habitual de Steven Spielberg e ganhador de dois Oscars por “A Lista de Schindler” e “O Resgate do Soldado Ryan”, Janusz Kaminski revelou preocupação com o destino da direção de fotografia nos cinemas. O motivo seria as mudanças trazidas pela era digital no tratamento da luz feito na pós-produção. As informações são do site The Hollywood Reporter.

Em um encontro na cidade de Las Vegas com profissionais do setor do mundo inteiro, Kaminski afirmou que o diretores de fotografia estão deixando de ter propriedade da imagem pelas formas como as técnicas digitais estão prevalecendo. “Há muitas mãos na cozinha. Até agora, os resultados estão sendo bons quando você tem um bom chef como Spielberg. Mas, quando o diretor não está envolvido, o diretor de fotografia perde o controle da imagem”, declarou.

Segundo Kaminski, o público precisa lembra que a arte da fotografia é contar história com luz, sombras, metáforas visuais e nuances, mas, isso está desaparecendo. A produção digital e a pós-produção não fazem estes elementos sobreviverem. “A imagem fica manipulada demais com o digital. É ilimitado”, disse.

Sobre “Jogador Número 1”, o diretor confessou que a contribuição dele no longa foi de apenas 40%, sendo o trabalho maior na parte ambientada no mundo real, enquanto o restante é CGI. “De certa forma, para mim, isso não fazer filme. Faço filmes com luzes, sets de filmagens. Consultei artistas da Industrial Light & Magic (ILM)”, completou.