Nem tudo são flores para “A Forma da Água”. Favorito ao Oscar 2018 com 13 indicações: o filme está sofrendo uma acusação de plágio por parte do diretor Jean-Pierre Jeunet. O cineasta alega que Guillermo Del Toro copiou uma cena do longa dele, “Delicatessen”. As informações são do site Indiewire.

O momento em questão se refere à cena em que Sally Hawkins e Richard Jenkins fazem um movimento de sapateado juntos sentados no sofá enquanto assistem a um musical na televisão. Para Jeunet, a sequência é similar ao feito em “Delicatessen” quando dois personagens estão em uma cama realizando movimentos sincronizados ao também ver um musical na TV.

Compare os dois momentos abaixo:

A FORMA DA ÁGUA

DELICATESSEN

“Eu disse ao Del Toro: você tem muita imaginação, muito talento. Por que foi buscar ideias dos outros?”. Segundo ele, ele não roubou nada, mas foi Terry Gilliam quem nos influenciou a todos. Mas é claro. Quando ele faz a cena do casal sentado à beira da cama dançando com os pés, com o musical em plano de fundo na TV, é tão copiado e colado de Delicatessen que há um momento em que eu digo a mim mesmo que ele não tem auto-estima”, disse.

O diretor de “O Fabuloso Destino de Amelie Poulain” afirmou que está mais desapontado com Del Toro do que com raiva. “Guillermo tem talento suficiente para não fazer isso”, afirmou.