Nos últimos anos os fãs da veterana franquia “Jornada nas Estrelas” tiveram de se contentar apenas com os filmes de cinema, com as duas produções que reinventaram a saga: “Star Trek” (2009) e “Além da Escuridão: Star Trek” (2013), ambos dirigidos por J. J. Abrams. Hoje foi anunciado que a franquia retornará  às suas origens televisivas, com o lançamento de um novo seriado de TV em Janeiro de 2017.

Segundo o anúncio da CBS Television Studios, a série trará novos personagens numa viagem por novos mundos e civilizações, e vai explorar temas dramáticos e contemporâneos, marca registrada da franquia desde o seu início nos anos 1960. O produtor-executivo do programa será Alex Kurtzman, que trabalhou nos roteiros dos dois filmes de Abrams, e a produção agora vai à procura de novos roteiristas.

O projeto da nova “Jornada nas Estrelas” vai trazer também uma inovação a respeito da forma como será veiculada: de acordo com o anúncio, a série será exibida nos Estados Unidos através do serviço de streaming CBS All Access, e será o primeiro programa desenvolvido especialmente para esta plataforma. Atualmente, a CBS All Access já exibe todas as séries anteriores da franquia.

Ano que vem “Jornada nas Estrelas” comemora seu 50o. aniversário. A Série Clássica da franquia estreou em 1966 e durou três temporadas. Mais tarde, o elenco de “Jornada” foi para o cinema, numa bem sucedida série de filmes que foram produzidos nos anos 1980 e 1990. O sucesso dessas produções deu origem a mais quatro séries: “A Nova Geração” (1987-1994), “Deep Space Nine” (1993-1999), “Voyager” (1995-2001) e “Enterprise” (2001-2005).

Em 2016 também será lançado o terceiro filme do universo de Abrams, “Star Trek Beyond”, com a direção de Justin Lin e o retorno dos atores Chris Pine e Zachary Quinto, entre outros. O estúdio Paramount também já deu indicações de que pretende continuar com a série de cinema.