O acidente que o ator Harrison Ford sofreu durante as gravações de “Star Wars: O Despertar da Força” custará 1,6 milhão de libras (R$ 6,2 milhões) à produtora Foodles Production, responsável pela filmagem no Reino Unido, ao ser multada por um tribunal.

Em junho de 2014, Ford, que então tinha 71 anos, quebrou a perna esquerda e sofreu diversos ferimentos ao ser atingido por uma porta de metal no set que recriava a nave Millennium Falcon.

A produtora, filial da Disney, admitiu durante o julgamento em um tribunal na Inglaterra que vulnerou a legislação de riscos trabalhistas.

Um porta-voz da agência pública que preza pela segurança laboral no Reino Unido (Health and Safety Executive) relatou durante o julgamento que o ator foi derrubado pela porta metálica com uma força comparável à de um pequeno carro e ficou imobilizado no chão.

De acordo com o juiz Francis Sheridan, a produtora deveria ter alertado Ford sobre os riscos no set de gravação do sétimo episódio da franquia.

“O maior erro por parte da empresa foi a falta de comunicação. Foi feita uma avaliação de riscos, mas se não for comunicada, qual é o objetivo de tê-la? Se tivessem incluído o senhor Ford nas conversas, pelo menos (ele) poderia ter ficado alerta sobre os riscos que deveria evitar”, afirmou o magistrado.

Após sofrer o acidente, o ator americano foi transferido de helicóptero até um hospital em Oxford para receber tratamento.

da Agência EFE