Quantas grandes sequências do cinema tiveram carros como o centro da ação? Astros de diversas gerações já pilotaram máquinas potentes nas telonas, incluindo, estrelas como James Dean (“Juventude Transviada”), Sean Connery (série 007) chegando até Vin Diesel (“Velozes e Furiosos”) e Ansel Elgort (“Baby Driver – Em Ritmo de Fuga”).

Em parceria com a loja Autodoc, o Cine Set traz uma lista de 10 carros inesquecíveis da história do cinema e cinco perseguições que entraram para a história da Sétima Arte.

ASTON MARTIN DB5, DA SÉRIE “JAMES BOND”

Perto de completar 60 anos de “O Satânico Dr. No”, o agente 007 já desfilou com os mais diversos carros em 24 produções da franquia. A lista inclui desde o Sunbeam Alpine passando por Bentley Mark 4 até Ford Mustang. Nenhum, entretanto, superou o lendário Aston Martin. A primeira aparição aconteceu em “007 Contra Goldfinger”, pilotado por Sean Connery, e a mais recente foi com “Skyfall” com Daniel Craig.

DELOREAN, DE “DE VOLTA PARA O FUTURO”

Imagina ter um carro capaz de viajar no tempo em super velocidade? O clássico de Robert Zemeckis trouxe o De Lorean, veículo estiloso suficiente para transcender gerações e conquistar o público do cinema ainda hoje. E que portas eram aquelas? Curiosidade: você sabia que a máquina do tempo da versão original de “De Volta Para o Futuro” era uma geladeira? Santa mudança!

ECTO-1, DE “CAÇA-FANTASMAS”

O Cadillac Miller-Meteor Ambulance dos Caça-Fantasmas remetia aos anos 1950 e conseguia ser rápido e espaçoso. Tinha uma sirene bastante chamativa e era cheia de equipamentos na parte de cima. Um trabalho de direção de arte belíssimo que marcou a história no cinema americano.

VOLKSWAGEN FUSCA, DE “HERBIE”

Clássico da Sessão da Tarde, “Herbie”, talvez, seja o veículo mais simpático de todos. Dono de uma personalidade própria, o Fusquinha chama a atenção pelos detalhes coloridos e pela simpatia devido ao tamanho diminuto em comparação aos carrões da lista. Conquistou desde Dean Jones nos anos 1960 até a estrela pop Miley Cyrus na versão mais recente.

FORD MUSTANG, DE “BULLITT”

Steve McQueen arrasa neste sucesso do cinema de ação de Hollywood dirigido por Peter Hayes, em 1968. Porém, ninguém supera o Ford Mustang pilotado pelo astro. Nada mais justo, afinal de contas, o veículo protagoniza as cenas de perseguição mais memoráveis da história do cinema.

MINI COOPER, DE “UM GOLPE À ITALIANA”

Igual Herbie, os Mini Coopers de “Um Golpe à Italiana” são um charme só: compactos, coloridos, os veículos atingiam altas velocidades e serviam perfeitamente aos heróis e vilões nas perseguições travadas nas ruas europeias tanto no filme original quanto no remake “Uma Saída de Mestre” com Charlize Theron.

CHEVROLET CAMARO, DE “TRANSFORMERS”

Transformers” pode não ser uma grande franquia em termos de qualidade (muito pelo contrário), porém, o desfile de carros impressionantes compensa a direção maluca de Michael Bay com explosões a cada minuto. O diretor, aliás, trocou a ideia do Bumblebee ser um Fusca semelhante a Herbie para torná-lo um Camaro cheio de potência. Se pudéssemos apontar um único problema foi o surgimento do hit “Camaro Amarelo”, da dupla sertaneja Munhoz & Mariano.

SUBARU IMPREZA, DE “BABY DRIVER – EM RITMO DE FUGA”

Edgar Wright lançou, em 2017, o ótimo “Baby Driver – Em Ritmo de Fuga”. Com uma trilha sonora guiada pelas perseguições de carro, a produção estrelada por Ansel Elgort e Kevin Spacey tinha muito estilo e charme igual o carro do protagonista, um Subaru Impreza vermelho. Velocidade à parte, a máquina ainda comportava todo mundo muito bem no banco de trás. Ideal para uma fuga!

BATMÓVEL, FRANQUIA “BATMAN”

Desde 1989, o Batmóvel apresenta variações nos cinemas. Seja em versões mais espalhafatosas como vista nas produções estreladas por Michael Keaton, Val Kilmer e, principalmente, George Clooney ou em veículos mais ‘tanques de guerra’ como “O Cavaleiro das Trevas”, o veículo sempre foi destaque nos longas do Homem-Morcego. Fica agora o suspense para saber como será o novo carro nos filmes com Robert Pattinson.

DOGDE CHARGER, DE “VELOZES E FURIOSOS”

Velozes e Furiosos”, sem dúvida, é franquia para os apaixonados por carros. O Toyota Supra e Mitsubishi Eclipse GS, ambos de Brian O´Conner (Paul Walker), o Volkswagen Jetta 1995, de Jesse (Chad Lindberg), BMW M5 E39 e o Mitsubishi 3000 GT marcaram época, mas, nada comparado Dodge Charger R/T 1970. O carro de Dominic Toretto (Vin Diesel) apareceu no fim original e retornou na épica sequência final do sétimo filme. Inesquecível!

CINCO PERSEGUIÇÕES HISTÓRICAS DO CINEMA

BULLITT (1968)

“OPERAÇÃO FRANÇA” (1971)

“60 Segundos” (1974)

MATRIX RELOADED (2002)

À PROVA DE MORTE (2007)

Post em parceria do Cine Set com o site Auto-doc.pt.