Caro leitor, o Cine Set está, além de site novo, em Londres! A partir de hoje, minhas colaborações no site sairão direto da Terra da Rainha, cuja capital é um dos principais polos de produção audiovisual da Europa. Esse status fez de vários locais da cidade cenários de incontáveis filmes e nada mais apropriado a um cinéfilo recém-chegado fazer um pequena tour por alguns deles. Vem comigo!

  1. MI5 Building

O prédio majestoso do Serviço de Inteligência Inglês já deu as caras na franquia de seu funcionário mais famoso – Bond, James Bond – tendo sido mostrado em “007 Contra Goldeneye” e destruído (com computação gráfica, claro) em “007 – Skyfall”. Neste último, a ponte em que a personagem de Judi Dench é parada por policiais é Vauxhall Bridge, que fica do lado do edifício.

  1. Notting Hill

O simpático bairro de Notting Hill é tão estrela de “Um Lugar Chamado Notting Hill” quanto Julia Roberts e Hugh Grant. Como no filme, o mercado de Portobello Road é bem badalado (ele acontece todos os dias, mas ferve mesmo aos sábados). Fun fact: o bairro também é conhecido por aqui por realizar um grande carnaval no meio de agosto.

  1. Tower Bridge

Tower Bridge já serviu de pano de fundo para uma perseguição num filme com John Wayne (“A Morte Segue Seus Passos”), cena que foi parodiada em “Spice World – O Mundo das Spice Girls”. Ela fez parte de uma sequência de ação em “O Retorno da Múmia” (que, inclusive, alterou a sua localização) e recebeu a trupe de “O Imaginário do Doutor Parnassus”, último filme de Heath Ledger (o filme também rodou cenas em Blackfriars Bridge).

  1. King’s Cross

A estação de King’s Cross é, segundo os livros da série Harry Potter, o ponto de partida do trem que leva os alunos à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Enquanto os filmes foram largamente gravados nos estúdios Leavesden, no sudoeste da Inglaterra, a produção rodou as cenas em King’s Cross aqui mesmo, mas especificamente nas plataformas 4 e 5. A propósito, no saguão principal, tem uma loja dedicada ao bruxinho idêntica à loja de varinhas Olivaras da série e um carrinho de bagagem entrando na parede, para aquela foto clássica (claro que as filas para a foto costumam ser quilométricas).

  1. Trafalgar Square

Trafalgar Square, um tradicional ponto de encontro londrino, serviu como ponto de reunião para os manifestantes conclamados por V em “V de Vingança” e de heliponto para o personagem de Tom Cruise em “No Limite do Amanhã”. A passos da praça está a Galeria Nacional de Retratos, cujo restaurante serviu de palco para o almoço entre os personagens de Julia Roberts e Clive Owen em “Closer – Perto Demais”.

  1. London Eye

O London Eye pode ser visto claramente em “Austin Powers em O Homem do Membro de Ouro” e “Maratona do Amor”, bem como aparece por segundos durante a perseguição nas vassouras no início de “Harry Potter e a Ordem da Fênix”. De quebra, ele ainda foi salvo de cair nas águas do Tâmisa pelo Quarteto Fantástico em “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”.

  1. Westminster Palace

O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, foi o ponto final dos manifestantes de “V de Vingança”, mencionados acima. Ele também fez parte do cenários pós-apocalíptico encontrado pelo personagem de Cillian Murphy em “Extermínio”. Recentemente, ele ainda pôde ser conferido do lado de dentro (!) em “As Sufragistas”, primeira produção autorizada a rodar câmeras em seu interior.