A mostra em homenagem ao trabalho do etnógrafo, fotógrafo, escritor e poeta italiano Ermanno Stradelli será aberta em Manaus, no próximo dia 20 de março, com a exibição gratuita do documentário “Ermanno Stradelli. O filho da cobra grande“. A sessão especial será realizada ao ar livre no Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, a partir das 19h30.

Dirigido por Andrea Palladino, o filme, que conta com Paulo de Tarso, conhecido como Mamulengo, no papel do protagonista, recria de forma intimista e emocionante o olhar humanista de Stradelli sobre a Amazônia. Já no dia 31 de março, haverá a exibição do documentário na Universidade de São Paulo (USP) na capital paulista. O evento é promovido pelo Istituto Italiano di Cultura de São Paulo como parte de um ciclo de homenagem aos 90 anos da morte de Ermanno Stradelli e ao “Ano da Itália na América Latina”.

“Stradelli foi, junto com um pequeno grupo de estudiosos, pioneiro e antecipador na atividade de registro e divulgação das línguas e das narrativas míticas indígenas, atuando como mediador cultural entre as civilizações ágrafas ameríndias e a Europa dos círculos literários e científicos”, disse a vice-diretora do Istituto Italiano de Cultura de São Paulo, Livia Raponi. Ainda segundo ela, “o que fascina e comove até hoje a respeito de Stradelli, é o fato de que, se por um lado ele não teve os merecidos reconhecimentos pelo seu trabalho por parte da elite política e cultural amazonense brasileira, além de ter sido praticamente esquecido na sua terra de origem, por outro, os grupos indígenas Tucano e Tariana do Alto Rio Negro ainda hoje preservam a memória dele na própria tradição oral, transmitindo, de pai em filho, histórias sobre o ‘doutor conde’”.