Igual ocorrera com “O Irlandês”, Manaus ficou fora de mais um lançamento de forte candidato ao Oscar 2020. A capital amazonense não faz parte do circuito limitado de “Os Dois Papas” no Brasil. A produção da Netflix chega aos cinemas do país na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro.

Estrelado por Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, “Os Dois Papas” inicia em 2012 na cidade de Buenos Aires. O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

A exclusão de Manaus do circuito limitado deve-se às grandes redes de cinema – Cinépolis, Cinemark, Playarte, UCI – não aceitarem a curta janela de exibição proposta pela Netflix – duas semanas apenas antes do lançamento no serviço de streaming. Cinema de rua do Centro de Manaus, o Casarão de Ideias não conta com o sistema DCP (Digital Cinema Package), formato digital utilizado pelos grandes complexos para a exibição de filmes, operando apenas com cópias de Blu-Rays.

Com isso, “Os Dois Papas” torna-se o primeiro filme de Fernando Meirelles fora do circuito comercial de Manaus desde “Domésticas”, o longa de estreia do diretor lançado em 2001. Os demais projetos – Cidade de Deus, “O Jardineiro Fiel”,Ensaio Sobre a Cegueira e “360” – foram exibidos na cidade.

CONFIRA ABAIXO O CIRCUITO DE “OS DOIS PAPAS” NO BRASIL:

SÃO PAULO
• Petra Belas Artes – Venda de ingressos na bilheteria dos cinema
• Cinemateca Brasileira – Venda de ingressos somente na plataforma Eventbrite: http://bit.ly/doispapascinemateca

___

RIO DE JANEIRO
• Estação NET RIO
• Estação NET Gávea
Venda de ingressos na bilheteria dos cinemas

___

ARARAQUARA
• Cine Center Lupo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

BELÉM
• Cine Líbero Luxardo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

BRASÍLIA
• Cine Cultura Liberty Mall – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

CURITIBA
• Cine Passeio
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

FLORIANÓPOLIS
• Cinemulti –
• Paradigma CineArte
Venda de ingressos na bilheteria dos cinemas

___

FORTALEZA
• Cinema do Dragão
• Cine Teatro São Luiz
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

NITERÓI
• Cine Arte UFF
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

PALMAS
• Cine Cultura Palmas
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

PORTO ALEGRE
• Guion Center Cinemas – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

RECIFE
• MovieMax Rosa e Silva – 14h / 16h20 / 18h40/ 21h05
Venda de ingressos na bilheteria do cinema e no site veloxtickets : http://bit.ly/doispapas-moviemaxrosaesilva

___

RIBEIRÃO PRETO
• Cineclube Cauin
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

SALVADOR
• SaladeArte Cine Passeo
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

SÃO CARLOS
• Cine São Carlos
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

TERESINA
• Cinema Teresinas
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

___

VITÓRIA
• Cine Sesc Glória
Venda de ingressos na bilheteria do cinema

https://www.youtube.com/watch?v=Tgdd94j_x18

https://www.youtube.com/watch?v=1RyBgBQXc1A

‘Love Lies Bleeding’: estilo A24 sacrifica boas premissas

Algo cheira mal em “Love Lies Bleeding” e é difícil articular o quê. Não é o cheiro das privadas entupidas que Lou (Kristen Stewart) precisa consertar, nem da atmosfera maciça de suor acre que toma conta da academia que gerencia. É, antes, o cheiro de um estúdio (e...

‘Ghostbusters: Apocalipse de Gelo’: apelo a nostalgia produz aventura burocrática

O primeiro “Os Caça-Fantasmas” é até hoje visto como uma referência na cultura pop. Na minha concepção a reputação de fenômeno cultural que marcou gerações (a qual incluo a minha) se dá mais pelos personagens carismáticos compostos por um dos melhores trio de comédia...

‘Guerra Civil’: um filme sem saber o que dizer  

Todos nós gostamos do Wagner Moura (e seu novo bigode); todos nós gostamos de Kirsten Dunst; e todos nós adoraríamos testemunhar a derrocada dos EUA. Por que então “Guerra Civil” é um saco?  A culpa, claro, é do diretor. Agora, é importante esclarecer que Alex Garland...

‘Matador de Aluguel’: Jake Gyllenhaal salva filme do nocaute técnico

Para uma parte da cinefilia, os remakes são considerados o suprassumo do que existe de pior no mundo cinematográfico. Pessoalmente não sou contra e até compreendo que servem para os estúdios reduzirem os riscos financeiros. Por outro lado, eles deixam o capital...

‘Origin’: narrativa forte em contraste com conceitos acadêmicos

“Origin” toca em dois pontos que me tangenciam: pesquisa acadêmica e a questão de raça. Ava Duvernay, que assina direção e o roteiro, é uma cineasta ambiciosa, rigorosa e que não deixa de ser didática em seus projetos. Entendo que ela toma esse caminho porque discutir...

‘Instinto Materno”: thriller sem brilho joga no seguro

Enquanto a projeção de “Instinto Materno” se desenrolava na sessão de 21h25 de uma segunda-feira na Tijuca, a mente se esforçava para lembrar da trama de “Uma Família Feliz”, visto há menos de sete dias. Os detalhes das reviravoltas rocambolescas já ficaram para trás....

‘Caminhos Tortos’: o cinema pós-Podres de Ricos

Cravar que momento x ou y foi divisor de águas na história do cinema parece um convite à hipérbole. Quando esse acontecimento tem menos de uma década, soa precoce demais. Mas talvez não seja um exagero dizer que Podres de Ricos (2018), de Jon M. Chu, mudou alguma...

‘Saudosa Maloca’: divertida crônica social sobre um artista boêmio

Não deixa de ser interessante que neste início da sua carreira como diretor, Pedro Serrano tenha estabelecido um forte laço afetivo com o icônico sambista paulista, Adoniram Barbosa. Afinal, o sambista deixou a sua marca no samba nacional dos anos 1950 e 1960 ao...

‘Godzilla e Kong – O Novo Império’: clima de fim de feira em filme nada inspirado

No momento em que escrevo esta crítica, caro leitor, ainda não consegui ver Godzilla Minus One, a produção japonesa recente com o monstro mais icônico do cinema, que foi aclamada e até ganhou o Oscar de efeitos visuais. Mas assisti a este Godzilla e Kong: O Novo...

‘Uma Família Feliz’: suspense à procura de ideias firmes

José Eduardo Belmonte ataca novamente. Depois do detetivesco – e fraco – "As Verdades", ele segue se enveredando pelas artimanhas do cinema de gênero – desta vez, o thriller domiciliar.  A trama de "Uma Família Feliz" – dolorosamente óbvio na ironia do seu título –...