Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “O Apartamento”, Asghar Farhadi não poderá comparecer à cerimônia em Hollywood. O motivo é que o cineasta não está autorizado a entrar nos EUA devido ao decreto de Donald Trump que impede a concessão de visto a pessoas de sete países, incluindo o Irã. As informações são do site The Playlist.

No início da semana, a atriz iraniana Taraneh Alidoosti, que protagoniza “O Apartamento”, informou que iria boicotar a cerimônia do Oscar deste ano. O motivo seria justamente a política imigratória de Donald Trump. “A proibição de visto para os iranianos é racista. Estando incluída ou não, não assistirei ao #AcademyAwards2017 como protesto”, tuitou a atriz de 33 anos.

Asghar Farhadi já esteve em Los Angeles e saiu vencedor da cerimônia do Oscar. Em 2012, o filme dirigido por ele, “A Separação”, ganhou a primeira estatueta do Irã de Melhor Filme Estrangeiro. Por “O Apartamento”, o cineasta já vencera dois prêmios no último Festival de Cannes: Melhor Roteiro e Melhor Ator pelo desempenho de Shahab Hosseini.

“O Apartamento” traz a história de de um casal cujo relacionamento começa a se degradar durante sua apresentação de “A Morte de um Caixeiro-Viajante” de Arthur Miller. O filme estreou nos cinemas brasileiros no dia 5 de janeiro.