2011 é um ano que o cinema deveria esquecer.
E provavelmente vai.
Nenhum filme conseguiu causar frisson ou mesmo chamou a atenção de maneira geral.
Exceções de Harry Porter e Crepúsculo que, pelos inúmeros fãs, sempre causam aquele oba-oba, nada houve de diferente.
A lista que você vai conferir abaixo reflete bem isso.
Qual desses filmes de todos inclusos será um clássico?
Ou será lembrado daqui a algum tempo?
Certamente serão poucos ou quase nenhum.
Que 2012 traga bons e diferentes ventos ao cinema!
MELHOR FILME
- A Árvore da Vida
- Meia-Noite em Paris
- Toda Forma de Amor
- X-Men – Primeira Classe
- Exit Through The Gift Shop
Explicação: em um cinema tão tolo e rasteiro como o atual, no qual qualquer pensamento é rejeitado e o silêncio de uma bela cena é esquecido, “A Árvore da Vida” é uma belíssima exceção. Com sua filosofia e questionamentos sobre a vida, morte e Deus, o longa é um obra difícil, porém fantástica para aqueles que se propõe a tentar entender toda aquela “loucura” que vemos.
MELHOR DIRETOR
- Terrence Malick – A Árvore da Vida
- Woody Allen – Meia-Noite em Paris
- Banksy – Exit Through The Gift Shop
- Beto Brant – Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Belos Lábios
- Carlos Saldanha – Rio
Explicação: nunca fui muito fã de Terrence Malick nem entendia porque tantos astros de Hollywood faziam de tudo para fazer um filme com ele. Afinal de contas, “Além da Linha Vermelha” e “O Novo Mundo” são obras muito mais visualmente bonitas do que bons filmes com ótimas histórias. Dessa vez, ele conseguiu unir ambos e fez sua obra-prima.
MELHOR ATOR
- Colin Firth – O Discurso do Rei
- James Franco – 127 Horas
- Andy Serkis – O Planeta dos Macacos – A Origem
- Daniel Radcliffe – Harry Porter e as Relíquias da Morte – Parte II
- Rodrigo Santoro – Meu País
Explicação: em ano tão fraco de atuações masculinas, fui com o Oscar e dei meu prêmio para Colin Firth pela belíssima atuação em “O Discurso do Rei”. Tomara que ele agora deixe um pouco de lado as comédias românticas e seu clássico personagem de desengoçado-simpático-que-sempre-se-ferra-mas-acaba-com-a-mocinha-no-final-apesar-de-tudo.
MELHOR ATRIZ
- Camila Pitanga – Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Belos Lábios
- Kristen Dunst – Melancolia
- Natalie Portman – Cisne Negro
- Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
- Deborah Secco – Bruna Surfistinha
Explicação: por que? Por que tantas atuações femininas fantásticas em um só ano? No palitinho, fico com a fenomenal atuação de Camila Pitanga em “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Belos Lábios” exibido no Amazonas Film Festival para alguns gatos-pingados. Para quem acha que a Bebel da novela que não me lembro o nome foi a grande personagem da atriz, não viu nada.
MELHOR ATOR COADJUVANTE
- Alan Rickman – Harry Porter e as Relíquias da Morte – Parte II
- Christopher Plummer – Toda Forma de Amor e A Última Estação
- Michael Sheen – Meia-Noite em Paris e Tarde Demais
Explicação: pega o começo da explicação de Melhor Atriz e coloca aqui. Michael Sheen vem sendo um dos melhores atores dos últimos anos e em, 2011, se superou. Plummer tem a atuação que lhe deve dar o Oscar de ator coadjuvante neste ano. Porém, ver o que Alan Rickman fez na série “Harry Porter” como Snape e não homenageá-lo seria um injustiça tremenda.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
- Melissa Leo – O Vencedor
- Rose Byrne – Missão Madrinha de Casamento
- Charlotte Gainsbourg – Melancolia
Explicação: Melissa Leo e Christian Bale são a alma de “O Vencedor”. Sem os dois, nada seria do filme. O intérprete de Batman, porém, tinha fortes concorrentes, diferente de Melissa que dominou tranquilamente sua categoria.
MELHOR FILME DE AÇÃO,AVENTURA,SUSPENSE
- X-Men – Primeira Classe
- Bravura Indômita
- Harry Porter e as Relíquias da Morte – Parte II
Explicação: “X-Men” não causa metade do frisson de um “Batman”, “Homem-Aranha” e “Homem de Ferro” quando chega aos cinemas, porém, não há série mais regular que ela. Exceto o filme solo de Wolverine, só tem filmaço.
MELHOR FILME DE DRAMA
- A Árvore da Vida
- O Discurso do Rei
- 127 Horas
Explicação: “O Discurso do Rei” ainda tentou, mas não deu. Já “127 Horas” está aí porque tem que completar três, porque está anos-luz dos dois primeiros.
MELHOR FILME DE COMÉDIA,ANIMAÇÃO,MUSICAL
- Meia-Noite em Paris
- Toda Forma de Amor
- Amor a Toda Prova
Explicação: Woody Allen é impressionante. Uma pessoa que faz a quantidade de filmes que ele realiza erraria muito mais que acertaria, porém, no caso dele é o oposto. “Meia-Noite em Paris” é um de seus melhores filmes e prova que longe de Nova York, Woody Allen tem funcionado muito bem.
MELHOR CENA DO ANO
- Surgimento do Universo e Vida na Terra – A Árvore da Vida
- Duelo em Cuba durante Crise dos Mísseis – X-Men: Primeira Classe
- Momento em que Oliver e Ana se conhecem – Toda Forma de Amor
- Harry Porter X Lorde Voldemort – Harry Porter e as Relíquias da Morte – Parte II
- Primeira relação sexual de Bruna Surfistinha como prostituta – Bruna Surfistinha
Explicação: o sentido que o surgimento do Universo e da Vida na Terra traz a “A Árvore da Vida” é capaz de despertar três olhares: ou somos abençoados ou somos um nada. O terceiro? Você não entendeu nada do longa e perdeu a grandeza do melhor filme de 2011.
MELHOR ROTEIRO
- Meia-Noite em Paris
- Toda Forma de Amor
- X-Men – Primeira Classe
Explicação: onde já se viu tamanha criatividade, bom humor e inteligência em 2011 nos cinemas quanto nas conversas de Gil (Owen Wilson) com nomes como Salvador Dalí, T.S Eliott, F. Scott Fitzgerald, Pablo Picasso, Luis Buñuel, entre outros?
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
- Rio
- Sucker Punch – Mundo Surreal
- Planeta dos Macacos – A Origem
Explicação: o amor de Carlos Saldanha pelo Brasil e o Rio de Janeiro impressiona. Cada cantinho da Cidade Maravilhosa é retratado com tantas cores e detalhes que mostra o cuidado de uma equipe dedicada ao seu melhor. Pena o roteiro não acompanhar toda a qualidade técnica.
PIOR FILME
- Brasil Animado 3D
- A Saga Crepúsculo – Amanhecer – Parte I
- Assalto ao Banco Central
- Água Para Elefantes
- Uma Manhã Gloriosa
Explicação: em ano durissímo nessa categoria, “Brasil Animado 3D” se superou e conseguiu levar esse desonroso prêmio. Um filme que em 20 minutos já dá a impressão de ter passado três horas não pode conseguir outra coisa. Triste que o cinema brasileiro tenha emplacado dois longas nessa categoria, sinal de que, nem sempre, boas bilheterias correspondem em qualidade.
Cinéfila como sou não deixarei de seguir algumas das dicas daqui. Realmente, 2011 não foi um ano com grandes filmes e atuações, principalmente agora, no final do ano. Assisti O Vencedor e devo dizer, gostei muito. A atriz que interpreta a mãe e o Christian Bale quase roubaram a cena do Mark Whalberg (acho que é assim que se escreve). Mas gostei em si da história.
Sua avaliação é dos melhores e piores filmes dos EUA, certo? Porque simplesmente sua lista ignora o excelente cinema europeu e o latino-americano. Assista sem falta ao ótimo A Pele Que Eu Habito, de Pedro Almodóvar. E amplie seus horizontes no cinema, porque, sinto lhe informar, seu gosto é muito limitado.
Caro Pedro,
Gostaria de saber o que o cinema europeu e latino-americano produziu de fantástico e incrível que deixei de foram da lista.
“A Pele que Habito” é um ótimo filme, porém bem inferior ao excepcional “Fale com Ela”.
De resto, você tem o que?
Um repetitivo Iñarritu em “Biutful” (“21 Gramas” e “Amores Brutos” é bem melhor);
“O Mágico” é uma bela animação e ponto.
“Lope” é fraco, assim como “Um Conto Chinês” (este último, aliás, nem de longe representa o grande cinema argentino dos últimos anos com filmes como “O Segredo dos Seus Olhos” e “Nove Rainhas).
“Em um Mundo Melhor” é ótimo filme e está em minha lista dos 10 melhores do ano.
“O Concerto” é um belo filme.
“Potiche” é bobinho, mas engraçado.
“Uma Doce Mentira” é fraco também.
Minhas falhas desse ano: “Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas”, “Incêndios”, “Cópia Fiel”, “Homens e Deuses”, Como Arrasar um Coração e Madianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual.
Infelizmente, Manaus não recebe o melhor do cinema alternativo.
Não faço essa lista há 13 anos para mostrar que conheço cinema e tenho que colocar aqui filmes asiáticos, europeus, latinos-americanos ou de Hollywood.
O que é bom é bom e ponto.
E na minha visão, o cinema da Europa, Ásia e América Latina refletiram o péssimo ano que a sétima arte teve.
Triste, mas fato.
Abs
Olha, estava ate levando fé em vc, mas… Bruna Surfistinha, matou a força q eu tinha no seu blog!
tio boonme, incêndios, cópia fiel, homens e deuses e outros filmes da sua lista são de 2010.
x-men na lista de melhor filme?
a lista é sua, vc coloca oq quiser, mas tem alguma justificativa?
muitos devem concordar comigo que um dos melhores filmes de 2011 é a separação.
nenhuma citação?
é impossível assistir todos os filmes de todos os países, mas para escrever sobre cinema, devemos assistir pelo menos os filmes importantes que estão participando dos festivais, não?
muitos filmes bons não chegam aos cinemas de Manaus. eles só passam em 2 ou 3 cinemas no rio e sp. não é por isso que as pessoas deixam de assistir. a maioria dos principais filmes de 2011 está disponível na internet.
o fato de fale com ela ser um ótimo filme não tem nada a ver com a qualidade de a pele que habito, isto não é argumento.
não sou tão pessimista em relação a 2011, não fechei minha lista pq ainda tenho que assistir a alguns filmes, mas gostei bastante de alguns.
por último, acho árvore da vida uma grande masturbação.
abs
Prezado colunista. Vejo que fez uma boa pesquisa no Google. Mas como você mesmo citou em coluna posterior sobre o filme A Separação, o Amazonas Film Festival trouxe algumas boas produções do cinema mundial. Não vou me ater ao ano que algum título foi produzido, mas ao fato de ter concorrido em festivais internacionais.
Na minha opinião, Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios retratou a Amazônia sob uma ótica interessante e merece ser prestigiado. Sem esquecer de mencionar que a atriz Camila Pitanga certamente fez seu melhor trabalho.
Agora, em resposta à sua infeliz afirmação de que o ano passado foi fraco para o cinema europeu, asiático e latino-americano, para mim, e garanto que para muitas pessoas que gostam de variar o seu repertório de filmes, uma obra italiana, espanhola ou argentina será sempre melhor que uma dúzia de blockbusters americanos.
Se você, no entanto, se conformou com os “enlatados” porque Manaus não recebe os filmes do circuito alternativo – e isso é verdade -, é lamentável ter entregado a guarda assim. Faço minhas as palavras do comentário anterior. A internet está aí para nos ajudar a diversificar as fontes de informação e entretenimento.
Um abraço caloroso.
P.S.: Sobre A Pele que Eu Habito, eu sequer tenho interesse pelo tema deste filme. Entretanto tenho que me render à criatividade de meu xará Pedro Almodóvar, mestre na sétima arte, que só encontra paralelo na atualidade em Lars Von Trier, outro expoente do cinema do absurdo.
Obrigado pelo comentário Rihara.
Somente para esclarecer um critério que utilizo na hora de listar os filmes: considero filmes de determinado ano, as obras lançadas comercialmente no Brasil naquele ano.
Ou seja: se o filme foi lançado no Brasil no dia 7 de janeiro de 2011, considero de 2011.
Por isso, Tio Boonme, Incêndios, Cópia Fiel, Homens e Deuses são desse ano.
“A Separação”, infelizmente, passou no Amazonas Film Festival e não consegui assistir devido ao trabalho no D24AM.
Sobre o “X-Men”, considero ser um belíssimo filme, com ótimo roteiro, dando muita profundidade aos filmes anteriores. Tem ótimas atuações, um grande elenco e faz algo que o cinema de ação não parece mais ter criatividade: usar fatos históricos a favor de sua narrativa, moldando-os de acordo com os interesses da trama.
A cena da Crise dos Misséis em Cuba usa elementos da história mais importante da Guerra Fria de uma maneira que impressiona de tanto bem utilizadas na trama.
Infelizmente, é muito filme. Não dá para ficar justificando tudo. Por isso, que coloco os comentários somente dos vencedores.
Sou contra baixar filmes que estão no cinema. Defendo isso de todas as maneiras. Para mim, não há lugar melhor que o cinema para assistir filmes por melhor que hoje sejam as TV´s.
Somente quando vejo que não há a miníma das mínimas possibilidades ou quando o filme é anunciado para chegar na locadora, é que faço download de um filme.
Minha lista eu gosto de fechar no último dia do ano. Por isso, que não coloco mais nada nela depois dessa data. O que vi, vi; o que não vi, infelizmente, fica de fora da lista.
Faço isso a 14 anos e é um método que encontrei para não virar uma bagunça, senão vou sempre achar algo que tenho que colocar e minha lista acaba somente no fim de 2012.
Acho “A Pele que Habito” um grande filme, com um belíssimo roteiro. Porém, tem um começo hesitante, tanto que, na minha opinião, só engrena quando vamos para os flashbacks.
Sobre a “A Árvore da Vida”: essa que é a graça da lista. Você odiou e eu gostei. Não concordo com a tua opinião, mas defendo o direito de você me contestar.
E assim vamos!
Abs
Prezado, praticamente concordo com tudo que você falou, e com boa parte dos comentários anteriores. Parabéns por ter citado Alan Rickman que, tirando o trio protagonista, para mim, é o personagem que ganhou vida nas telas mais memorável.
A Árvore da Vida não é para todos. Para pessoas como eu, que estudo bastante tradições religiosas orientais, o filme é mágico.
Agora, quando se trata de X-Men, dizer que a série só tem filmaço, aí você se quebrou…rs Não sei se você é assíduo leitor de quadrinhos, mas o terceiro deixou muito a desejar, e não falo da parte técnica, falo do conteúdo adaptado às telas. De fato, dos três, o único que ficou na medida certa foi o segundo. E realmente o First Class é espetacular.
Grande abraço!
Como já dito em outros comentários, se fossemos esperar para assistir apenas os filmes exibidos nas salas de cinema, realmente ficaríamos bem limitados em relação a filmes, principalmentente os dito “circuito alternativo”. Contudo, canais como os telecine volta e meia passam alguns bons, especialmente o telecine cult. É uma forma de assistir a filmes sem precisar baixar da internet. Realmente, concordo com Pedro que não tem nada a ver comparar Fale com Ela com A Pele, pois são propostas diferentes, sendo assim, poderíamos comparar outros filmes de Woody Allen com Meia-Noite em Paris (um ótimo filme, mas existem outros muito bons também de Allen, claro).
Caro Caio Pimenta,
Sobre a “Separação”, vc poderia ao menos ter citado que tem sido muito bem recebido pela crítica, mesmo que vc não tendo assistido. Eu tbm não assisti, mas estou super interessada em assistir! Não assisti a tantos filmes iranianos, mas lembro que gostei muito de “Os Filhos do Paraíso” que vi há muito tempo. Simples e comovente…