A atriz Meryl Streep emitiu na segunda-feira um comunicado onde lamentou que a também atriz Rose McGowan a chamasse hipócrita por fazer parte de uma campanha para denunciar durante o Globo de Ouro o machismo existente em Hollywood.

A polêmica tem como pivô o produtor Harvey Weinstein, que supostamente violentou Rose McGowan e cujos vários escândalos sexuais, revelados nos últimos meses, iniciaram o movimento “Me too” (eu também) para revelar os recorrentes casos de abusos e agressões sexuais no mundo do entretenimento.

Na semana passada circularam informações sobre um suposto protesto que várias atrizes estavam organizando para o Globo de Ouro, os primeiros prêmios do cinema, e que supostamente participariam vestidas pretos como protesto contra o assédio às mulheres em Hollywood.

A revista “People” disse que Jessica Chastain, Emma Stone e Meryl Streep estavam entre as atrizes que apoiariam esta ação.

Rose McGowan, uma das artistas mais envolvidas na luta contra o machismo em Hollywood, criticou esta medida em uma mensagem no Twitter que posteriormente apagou, mas que foi capturada pela mídia americana.

“Atrizes como Meryl Streep que felizmente trabalharam com ‘o porco monstruoso’ (em referência a Weinstein) vão se vestir de preto no Globo de Ouro como protesto silencioso. O seu silêncio é o problema. Desprezo a sua hipocrisia. Você deve usar Marchesa”, disse, se referindo a empresa de moda fundada por Georgina Chapman, ex-mulher de Weinstein.

Em um longo comunicado, Meryl Streep respondeu estas críticas de McGowan.

“Dói ser atacada por Rose McGowan nas manchetes neste fim de semana, mas quero que ela saiba que não conhecia os crimes de Weinstein, não nos anos 90 quando a atacou, nem nas décadas posteriores quando ele atacou outras”, disse.

“Eu não estava deliberadamente em silêncio, não sabia. Não aprovei tácitamente a violência. Eu não sabia. Eu não que as mulheres jovens sejam agredidas. Não sabia que isto estava acontecendo”, afirmou.

A atriz assegurou que, após ler os comentários contra ele e as supostas falsidades que disse Rose McGowan sobre ela, enviou seu número de telefone, mas não conseguiram se falar para resolver suas diferenças.

“Lamento de verdade que me veja como uma adversária, pois estamos as duas, juntas com todas as mulheres do nosso negócio, desafiando o mesmo e implacável inimigo: o status quo que anseia voltar aos velhos tempos em que as mulheres eram usadas, abusadas e que e elas eram negadas entrar nos níveis altos da indústria”, disse.

da Agência EFE