Michael Keaton está experimentando um renascimento neste ano de 2014 graças ao seu elogiado trabalho em “Birdman” do diretor mexicano Alejandro González Iñarritú. No filme, ele interpreta um ator que ficou conhecido por viver um estranho super-herói, e busca reerguer sua carreira numa peça da Broadway. Logo seu personagem começa a confundir realidade e ficção…

Keaton ficou famoso mundialmente quando interpretou o Homem-Morcego nos dois filmes do herói dirigidos por Tim Burton: “Batman” de 1989 e “Batman: O Retorno” de 1992. Num painel de divulgação de “Birdman”, Keaton falou um pouco sobre seus dias de herói sombrio.

“Tenho muito orgulho de ter interpretado Batman. Era uma ideia interessante, audaciosa e legal quando Tim e eu fizemos”, disse o ator. “Quando fiz o original, não conhecia histórias em quadrinhos. Li o roteiro e me encontrei com Tim no dia seguinte. Disse para ele que via Batman assim e assado, e ele concordava. Perguntei se iam nos deixar fazer isso e ele disse ‘Não sei, vamos descobrir’ [risos]“.

Keaton também confirmou que voltaria ao papel se Tim Burton também quisesse voltar. “Se Tim dirigisse, eu voltaria na hora. No cinema, quem inventou o super-herói sombrio foi ele, e alguns dos diretores que fizeram esses filmes desde então não reconhecem isso, e estão errados”.

O ator finalizou tecendo comentários sobre outras versões do Homem-Morcego. “Chris Nolan é um grande diretor, mas nunca vi nenhum dos seus Batmans do começo ao fim. Sei que são bons, mas não tenho interesse nesse tipo de filme. Quero dizer, as pessoas me perguntam se Ben Affleck vai ser bom no papel. Primeiro, por que me perguntam? Segundo, ele provavelmente vai se sair muito bem. E terceiro, esses filmes alcançaram tal nível que hoje em dia, os atores estão mais ou menos seguros. Quando você veste um daqueles uniformes, eles sabem o que fazer com você. Era difícil na minha época, não é tão difícil hoje”, afirmou Keaton.

“Birdman” estreia ainda este mês nos Estados Unidos e já se fala em indicação para o Oscar para Michael Keaton pelo filme.