Os cinéfilos de Manaus sempre sofreram com a programação das salas de exibição da cidade.

Quantas vezes não ficamos indignados com a ausência do novo filme estrelado pelo ator argentino Ricardo Darín ou como era duro não apreciar nas telonas filmes de grandes diretores como Michael Haneke ou Lars Von Trier? Em tempos recentes, nem mesmo produções de Hollywood de peso conseguiram espaço nos cinemas de Manaus. Casos como os indicados ao Oscar 2013 “A Hora Mais Escura” e “Argo”.

Neste ano, porém, os amantes da sétima arte começaram a se mobilizar nas redes sociais (em especial, o Facebook) para pressionar as distribuidoras e redes de cinema de Manaus na chegada de filmes mais alternativos. Eis que os primeiros efeitos começaram a surtir efeito: os lançamentos de “Ninfomaníaca – Parte I” e “Azul é a Cor Mais Quente”.

As iniciativas começaram a surgir de forma intensa nas redes sociais e, atualmente, duas campanhas lutam pelo cinema alternativo em Manaus. Criado pelo diretor Sérgio Andrade (“A Floresta de Jonathas”), a página “Por uma Sala de Cinema de Arte em Manaus” teve início no dia 31 de dezembro de 2013.

O objetivo da campanha é sensibilizar a iniciativa privada, órgãos públicos estaduais e municipais para a necessidade de criação de um cinema voltado para a exibição de filmes do circuito alternativo e de arte em Manaus. Restaurar um antigo cinema de rua da cidade para abrigar o projeto também está entre as metas da campanha. Na página disponibilizada para o abaixo-assinado virtual sugestões não faltam: Cine Éden, Cine Ypiranga, Cine Guarany e Cine Avenida. Ao todo, 930 pessoas já curtiram a página da iniciativa no Facebook.

Outra ação surgiu no dia 6 de fevereiro: “Campanha por Filmes Alternativos em Manaus“. A repórter do G1 Amazonas, Camila Henriques, o cineasta Zeudi Souza e toda a equipe do Cine Set (Caio Pimenta, Diego Bauer, Ivanildo Pereira e Susy Freitas) criaram a página que visa centralizar campanhas nas redes sociais por filmes não comerciais na cidade. O foco é pressionar as redes de cinema e distribuidoras dessas obras.

Por mês, três filmes serão escolhidos através de enquetes abertas a todos os seguidores da página para a realização das campanhas. Por se tratar dos primeiros dias da campanha, fevereiro será um mês atípico: a equipe gestora definiu os longas da campanha. “Nebraska”, “Tatuagem” e “Vidas ao Vento”. 398 pessoas já curtiram a página em menos de uma semana.

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