O aclamado ator indiano Om Puri, que atuou no filme “Gandhi”, morreu nesta sexta-feira (6) aos 66 anos, vítima de um ataque cardíaco em sua casa em Mumbai, informou a agência Press Trust of India.

Nascido em 1950 no estado de Haryana (norte), Om Puri estreou no cinema nos anos 1970 em um filme em idioma marathi, antes de alcançar a fama com grandes sucessos de Bollywood, rodados em hindi. Também participou de alguns filmes paquistaneses que geraram controvérsia em seu país.

Atuou ainda em várias produções ocidentais, incluindo “Gandhi”, o filme biográfico dirigido por Richard Attenborough e protagonizado por Ben Kingsley (1982) que ganhou oito Oscar.

Também será lembrado por seus papéis em “A Cidade da Esperança” (1992), junto a Patrick Swayze, ou, mais recentemente, por “A 100 Passos de um Sonho” (2014), com Helen Mirren.

Em 2007 encarnou o ex-presidente paquistanês Mohammed Zia em “Jogos do Poder”, de Mike Nichols, ao lado de Tom Hanks, Julia Roberts e Philip Seymour Hoffman.

As redes sociais homenagearam o ator que recebeu o “Padma Shri”, uma importante distinção em seu país.

“Não posso acreditar que um de nossos maiores atores, Om Puri, já não está aqui. Profundamente triste e abalado”, declarou o ator Anupam Kher em um tuíte.

da Agência France Press