E mais um ícone do cinema de terror se vai em 2015, depois das mortes de Christopher Lee e de Wes Craven… A rede ABC noticiou neste domingo o falecimento do ator Gunnar Hansen, famoso dentro do gênero terror por ter vivido o Leatherface original, o assassino com a máscara de couro de “O Massacre da Serra Elétrica” (1974). Hansen tinha 68 anos e a causa da morte foi câncer no pâncreas.

Nascido em Reykjavik, na Islândia, Hansen emigrou com a família para os Estados Unidos quando tinha 5 anos de idade. Sua estreia nas telas foi justamente como Leatherface, e sua atuação como o assassino demente e mudo que usava uma motosserra entrou para a história do cinema e chocou as plateias dos anos 1970. Infelizmente, Hansen nunca repetiu sua encarnação de Leatherface nas várias continuações do filme – embora tenha aparecido numa ponta em “O Massacre da Serra Elétrica: A Lenda Continua” (2013) – mas continuou trabalhando como ator, notadamente em filmes B.

Além da atuação, Hansen trabalhou também como editor de revistas, escreveu roteiros e livros e dirigiu um documentário sobre a Groenlândia. Ele frequentemente dizia que, ao conhecê-lo, as pessoas se surpreendiam por ele ser completamente diferente do seu psicótico personagem.