Quem assistiu à Sessão da Tarde nos anos 1980 e 1990 com certeza lembra dos filmes de ação e pancadaria estrelados pela dupla Terence Hill e Bud Spencer… Numa notícia triste para os fãs da dupla, foi reportado o falecimento de Spencer nesta segunda-feira dia 27, em Roma, aos 86 anos, por causas naturais.

Nascido Carlo Pedersoli em 1929, em Nápoles, o ator que viria a se tornar ícone do cinema de ação foi, na juventude, um exímio nadador, tendo até batido recordes: tornou-se o primeiro italiano a nadar os 100 metros livres em menos de um minuto. Chegou a competir nas Olimpíadas de 1952 e 1956. Mas a paixão pela profissão de ator foi mais forte. Seu primeiro trabalho no cinema foi uma ponta como guarda pretoriano no épico hollywoodiano “Quo Vadis” (1951), que foi rodado na Itália. Nos anos 1960 Pedersoli adotou o nome artístico de Bud Spencer, em homenagem ao ator americano Spencer Tracy e à cerveja Budweiser.

Depois dessa mudança de nome, a carreira de Spencer avançou. O ator começou a participar de vários spaghetti westerns e a parceria com Terence Hill se iniciou com os sucessos de “Os Quatro da Ave Maria” (1968) e “Chamam-me Trinity” (1970). Este último rendeu continuações e ao todo, Hill e Spencer fizeram 18 filmes juntos que os tornaram astros, especialmente na Europa.

Depois dos anos 1980 Spencer começou a atuar mais na televisão. Também escreveu os roteiros de vários dos seus projetos. Em 2005, iniciou uma breve carreira na política italiana, mas nunca realmente deixou as telas do cinema e da TV. Ao todo, acumulou 78 créditos como ator em uma carreira de mais de 60 anos.