Indicado ao Oscar de Melhor Estrangeiro em 2016, o colombiano “O Abraço da Serpente” será exibido nesta quarta-feira (22) pelo Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI-UFAM). A sessão gratuita acontece a partir das 14h no Auditório Rio Negro, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Após o filme, um debate será realizado com a presença do professor Renan Freitas Pinto.

Dirigido por Ciro Gomes, “O Abraço da Serpente” acompanha o primeiro encontro e a primeira traição entre Karamakate, um xamã amazônico que é o último sobrevivente de sua tribo, e dois cientistas que – com quarenta anos de diferença – percorrem o rio Amazonas atrás de uma planta sagrada que possa curá-los. Baseado em diários dos primeiros exploradores a estarem na Amazônia Colombiana (Theodor Koch-Grunberg y Richard Evan Schultes).

“O Abraço da Serpente” já ganhou duas críticas no Cine Set: a primeira feita por Gabriel Oliveira (leia aqui) e a segunda do professor da Ufam e coordenador do Cine & Vídeo Tarumã, Tom Zé, dentro da coluna “Pensando Sobre o Cinema” (leia aqui).